quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jubilee de Diamantes da Rainha

Eu confesso que eu nunca tinha parado para prestar atenção no que significava o Jubilee da Rainha. Até que hoje de manhã, ao ir comprar pão na padaria, me vejo assistindo o Mais Você ( sim foi bem por acaso ) que estava falando sobre a preparação do Jubilee e o que significava. Me esclareceu muito a mente, e foram minutos muito bem gasto no Mais Você, ao contrário daqueles que eu ficava babado as tortas de chocolate '-'

Vejam aqui a reportagem.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

St. Paul's Cathedral

O que diz o Guia Visual Folha de São Paulo - Londres :

"Depois do grande incêndio de 1666, a catedral medieval de St. Paul ficou em ruínas. As autoridades procuraram Christopher Wren para reconstruí-la, mas sua ideias não foram bem recebidas pelo conservador deão e pela assembléia religiosa. Seu projeto, de 1672, intitulado Grande Modelo foi rejeitado e em 1675 foi aceito um plano menos rebuscado. A determinação de Wren rendeu-lhe dividendos e foi confirmada pela grandiosidade da atual catedral."

A Catedral de St. Paul é grandiosa. Nunca que vou conseguir retratar nesse post tudo que há nela e nem com a grandiosidade que realmente é. Vou me esforçar. O Guia mesmo dedica 4 páginas inteiras, sendo as duas últimas uma visita guiada pela catedral. O Guia também é extremamente detalhado e eu não vou nem tentar fazer igual. Vou destacar as partes que eu achei mais interessante, e citarei outras, enfim pra ter ideia mesmo só indo lá.

The Dome

O que me chamou a atenção mesmo vou confessar foi A Galeria dos Sussurros (The Whispering Gallery). Aliás o que me chamou atenção foi o Domo inteiro.


O domo tem 111m de altura é o segundo maior, perdendo apenas para o domo de São Pedro em Roma. Dando início a exploração do Domo, vamos começar pela "The Geometric Starcase". É apenas uma escada, mas eu tenho fascinação por essas escadas geométricas que formam um caracol, pode até ser besteira, mas é um foto certa que eu tirarei. Essa escada dá acesso a The Whispering Gallery. A maravilhosa Galeria dos Sussurros. Agora posso explicar minha fascinação. Bem segundo conta no Guia, a galeria possui uma acústica fora do comum na qual um sussurro dado em uma parte da galeria pode ser ouvido no seu extremo oposto. Quem não ficou fascinado, boa sorte. Desde que soube do Capitólio de Washington eu me apaixonei por esse tipo de construção que produz essa acústica. 

(The Whispering Gallery)

Subindo agora até a "The Stone Gallery" podemos garantir uma vista de tirar o fôlego de toda Londres. Tem um detalhe aqui que me lembrou, quem leu e assistiu os vídeos do post "O mundo segundo os brasileiros - Londres" talvez lembre que no quarto vídeo a mocinha fala que é proibido construir prédios altos aos redor da cúpula da St. Paul para que ela possa ser visualizada de qualquer ponto de Londres próximo ao Rio Tâmisa. Fenomenal. Uma cidade que se preocupa até com a visualização de uma Catedral. Depois ainda perguntam porque eu amo Londres.

(Vista da "Stone Gallery")

Eu realmente não sei informar se nós turistas temos acesso ao que vem mais acima. Enfim, em seguida em a "Golden Gallery" que fica no ponto mais alto do domo. E ainda acima tem "The Ball and Lantern", e uma curiosidade é que dentro da bola que mede aproximadamente '6 feet' de diâmetro há uma sala pra 10 pessoas. É nessas horas que todas as teorias de conspiração chegam à minha cabeça. Querendo conhecer a sala "secreta" sem poder, como faz? Só nos resta deixar nossa imaginação rolar a respeito do que há e do que ocorre naquela sala.

(The Ball and Lantern)

The Crypt

Existe um piso abaixo do solo, um subterrâneo onde é chamado de Cripta. Lá descansam alguns nomes importantes que "contribuíram para a vida da nação". Eles não são lá tão conhecidos por nós, mas certamente devem ser conhecido por lá. Por exemplo, Lord Nelson. E muito outros. Veja mais informações da Cripta aqui.

Não falarei sobre os outros milhares de pontos que existe na catedral. No fim do post você pode acessar o site e ver absolutamente tudo no site oficial.

Fiquei muito triste ao descobrir que não é permitido tirar fotos nem realizar filmagens dentro da Catedral, mas mesmo assim, isso não é motivo pra desistir da visita. Clique aqui para ver algumas informações como horários e preços ao visitar a Catedral.

No próprio site eles disponibilizam um tour virtual, ao clicar, eu pensei que seria um vídeo como acontece sempre, mas não era. Simplesmente surpreendente. Se você selecionar a opção "Fullscreen" você praticamente se insere dentro da Catedral. É uma experiência de fotos 360º onde você seleciona os locais e ângulos a serem vistos. St. Paul está muito mais moderno do que empresas do nosso país. Confira aqui o tour virtual.

Maiores informações de preços e horários aqui
Estações de Metrô próximas: City Thameslink.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sherlock Holmes Museum


Eu assisti esse final de semana ao incrível Sherlock 2 (Sherlock Holmes - A Game of Shadows) e a postagem de hoje não podia sair diferente. Sherlock Holmes. Confesso que não sou fã do Sherlock não. Conhecia algumas referências do jogo Scotland Yard, o qual a propósito eu adoro, onde uma vez ou outra cita o professor Moriarty, que por acaso é o vilão desse segundo filme do Sherlock. O filme que me instigou bastante  agora, afinal apesar de um pouco doentio e psicótico, Sherlock é um gênio. 

Os fãs que leram os livros e assistem aos filmes e acompanham a série provavelmente ficariam fascinados ao visitar este recinto, uma vez que ele se localiza onde o personagem fictício morava, na 221b Baker Street NW1. Simplesmente genial. O museu é nada mais do que uma casa decorada baseada nos livros para se parecer com o apartamento de Holmes. Claro sempre tem a lojinha com livros e chapéus tipo Sherlock Holmes.

Eu acho que vale visitar essa atração. O preço é barato, em relação aos outros que existem por aí, além do mais fica bem próximo do London Zoo e da Madame Tussads, e com certeza se você vai a Londres, visita uma dessas duas atrações, então já que está por perto, passa nesse museu.

Obs.: Você pode pegar um cheque que tem no site deles e aparentemente ganha desconto na loja de souvenirs se for até o museu. Um cheque para cada pessoa só. 

Mais informações acesse o site:
Preços: Aqui 
Estações de Metrô mais próximas: Baker Street

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Journey Planner

Após terem sidos apresentados aos meios de transportes londrinos, suas facilidades e peculiaridades no post "Como se locomover em Londres", apresento-lhes uma ferramenta muito útil, que se chama Journey Planner.

O que é?
É uma ferramenta disponibilizada pelo site Transport for London que serve para criar rotas de um lugar ao outro de Londres.

Como funciona?
É simples e intuitivo. Você coloca de onde você está indo para onde se vai. O interessante é que não precisa ser necessariamente a rua, se você colocar o local, por exemplo London Eye, basta selecionar a opção 'Place of Interest' que automaticamente será identificada a rua. O sistema então gerará rotas por metrô ou a pé para se chegar ao local, e você ainda pode escolher a mais conveniente.



Quais as vantagens?
Se você está fora do seu país de origem tudo é mais difícil. Então, sair de casa com a rota certa para se chegar aonde deseja é de grande importância e ajuda. Vale até sair com um plano B na manga, caso necessário. Claro que ter os mapas das linhas do metrô também é útil.

Teste o site: Journey Planner
Mais informações dos meios de transporte, consulte o post "Como se locomover em Londres" ou ainda acesse o site de transportes de londres.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vai por mim / Vai por Visa

Estava eu, assistindo vídeos no youtube, quando aparece esse "comercial" da visa. São dicas de Ricardo Freire e da Visa, por consequência, sobre Londres. Bem bem curto, mas úteis. Indico. Cada vídeo tem mais ou menos 2 minutos de duração. Ajuda bastante pra quem estiver viajando agora para Londres, nas olimpíadas.


Acho que vale a pena se inscrever no canal. Talvez mais vídeos legais possam aparecer. Caso aconteça, atualizarei o post (:

terça-feira, 22 de maio de 2012

The making of Harry Potter



People the world-over have been enchanted by the Harry Potter films for nearly a decade. The wonderful special effects and amazing creatures have made this iconic series beloved to both young and old – and now, for the first time, the doors are going to be opened for everyone at the studio where it first began. You'll have the chance to go behind-the-scenes and see many things the camera never showed. From breathtakingly detailed sets to stunning costumes, props and animatronics, Warner Bros. Studio Tour London provides a unique showcase of the extraordinary British artistry, technology and talent that went into making the most successful film series of all time.
Secrets will be revealed

Não me atrevi nem a traduzir de tão bem feito que ficou o texto em inglês. Nunca conseguiria reproduzir isso. Bem, independente do texto, assim que eu fiquei sabendo dessa atração, eu com certeza disse para mim mesmo que não ia perder essa oportunidade. Para todos os fãs que sonham em ir no The Wizarding World of Harry Potter em Orlando e também tem o sonho de ir a Londres como eu, ficarão muito felizes sabendo que podemos ter um gostinho do que há em Orlando. Eu acho que a sensação de realmente estar dentro dos sets, olhar ao redor e perceber que você está naquele ambiente que tanto viu nos filmes e imaginou pelos livros não tem preço. (Tem preço sim pra entrar, risos, confira aqui.) Mas realmente não tem preço material que pague a sensação. Então se você for a Londres e passar nessa atração sinta-se privilegiado, pois você está num dos lugares que muitas pessoas desejam ir.


As três fotos abaixo já são as minhas predileta. Primeiro a sala de Dumbledore, acho que não tem nem o que explicar. As outras duas são de um Routemaster adesivado com propagandas e o Night Bus azul. Sim eu queria muito andar naquilo, se é que aquilo de fato anda. '0'


Veja bem a placa atrás do Night Bus. ALL DESTINATIONS. Digo mais nada.



Pelo menos agora eu sei onde boa parte do meu dinheiro vai embora. Sim, meus caros. Existe uma loja, Harry Potter Shop. Retirei esse trecho do potterish:

"Graças ao SnitchSeeker também temos algumas informações relevantes sobre a faixa de preço de algumas mercadorias que serão vendidas por lá. Um anel-horcrux, por exemplo, deve estar custando em média £39.95, um cachecol da Sonserina sai por £24.95. O item mais barato que se pode encontrar no local, é um pirulito de £3.95. Já o mais caro custa £495,95, é uma réplica do manto usado por Dumbledore, de altíssima qualidade, muito bem recriado."

Como não gastar? Como? Achei ainda um vídeo-tour lá da atração. Se você não quiser ver os cenários para deixar mais divertido, okay. Veja a partir do minuto 5:04 quando começa as imagens da loja. Caneca dos Marotos aos 5:11 é minha já. Quero ver se não vai quebrar dentro da mala, mas eu a terei. Também não se vou usar porque ela tem que durar para sempre. Tem as pelúcias, todos os itens da Corvinal. Dinheiro para voltar = mendigando na rua. 

 

Mais informações:  http://www.wbstudiotour.co.uk/
O problema inteiro é chegar lá. O lugar é muito afastado do Centro de Londres, o que dificulta o processo. Eles indicam uma companhia para fazer o trajeto até lá. Simplesmente 55 libras. Mãos ao alto. Bem não tem muito o que fazer, é pesar se você tem dinheiro suficiente e ver se vale a pena. (Vale)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

London Zoo

O ZSL London Zoo abriga um maravilhoso alcance de répteis, peixes, invertebrados, pássaros e mamíferos. Das 650 espécies no ZSL London Zoo,  112 estão listadas como ameaçadas de extinção. ZSL London Zoo participa em programa de tratamento para 130 espécies. Criado em 1828, o zoológico abriga animais, desde tigres de Sumatra e bichos-preguiça até aranhas mexicanas que comem pássaros. Coitados dos pássaros.

O zoológico tem uma página específica também para os visitantes planejarem sua visita. Veja aqui. Existem diversos espaços no zoológico, e eles estão representados no site do zoológico com muitas informações e vídeos. Todos são excelentes, mas eu aconselho a ver principalmente esses:


Espaço bastante interessante, pois parece haver muitos pinguins, muitos mesmo. Há vídeos mostrando o trabalho com os pinguins na ilha de onde eles vem e também uma webcam ao vivo onde você pode ver eles se alimentando. 



Um vídeo excelente com a explicação do nascimento de cavalos-marinhos. Há também um tour por Hall do aquário. Bem interessante. Confira.


Há um vídeo nessa página muito legal de uma borboleta saindo do casulo, excepcionalmente tocante.



Conheça os gorilas do zoológico. São todos muitos simpáticos. Conversamos bastante pelo facebook. Ah, ele vieram passar as férias aqui no Brasil. Só que não.

E muitos outros. Decidi não me estender muito porque senão ia falar do zoológico todo, afinal são muitos animais que eu nunca vi ao vivo e com certeza gostaria de conhecer. Acho que o zoológico estará com certeza no meu roteiro.

Você pode ainda baixar os aplicativos do London Zoo para iPhone e Android

Para brincar (vou já imprimir a do lêmure) você pode imprimir máscaras para as crianças. Tem a 1ª opção e a 2ª opção

Encontre mais informações no site: www.zls.org
Estações de metrô próximas: Camden Town.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como se locomover em Londres?

Londres é um cidade bem cara, como todos que vão pra lá sabem. Seu transporte público não deixa de seguir a linha. O oyster card é uma alternativa para reduzir os custos. O oyster card é um cartão recarregável que você usa para pagar as suas viagens, tanto de metrô como trem e ônibus. Clique aqui, e vejam essa página específica e explicativa para turistas em Londres. Inclusive, é possível que compremos nosso cartão antes mesmo de chegar lá. Podemos receber nosso cartão em casa, só não sei quanto custa isso, e se nosso país está incluso nesse serviço.


Obs.: Aparentemente, os visitantes tem um Oyster com design diferenciado, o que eu achei ótimo. Prefiro esse ao azul tradicional.

Para fazer o pagamento, basta aproximar o cartão do leitor amarelo, que o preço da passagem será descontado dele. Existem ainda postos para se checar quando se tem de saldo. Pelo que é informado no site, existem muitos pontos de recarga espalhados pela cidade, aparentemente a praticidade é enorme, então vale muito a pena um cartão desse.

Temos também como opção os Travelcards que são bilhetes que você compra que tem validade de um ou 7 dias. Você paga um preço fixo e pode usar ele ilimitadamente pelo tempo que você escolher. Os preços são altos, e isso é indicado se você sabe que vai usar bastante as linhas de metrô num dia ou ao longo da semana. Confira os preços aqui. Pelo o que eu li, o Travelcard serve para qualquer transporte público, só não sei como faz para passar no metrô com ele, mas deve existir uma forma. 

Pegando um metrô

Antes de tudo, se localize. Antes de sair do hotel (ou o lugar que você esteja ficando), veja qual estação mais próxima para ir e se lá passa a linha que você deseja para chegar ao seu destino. Note que nos outros posts que eu fiz, eu atentei para colocar as estações de metrô mais próximas, e é exatamente isso que você deve saber. Veja aqui o mapa completo com todas as linhas e estações de metrô. E aqui, outro mais simplificado para ter sempre perto. Lembrando que nos guias visuais que apresentei aqui nos primeiros posts, existe esse mapa em anexo, o que é uma mão na roda.



Os cuidados maiores são esses. Entrar na estação certa e pegar o metrô certo. Tomem cuidado, porque existem estações que são interligadas, e outras estações passam duas linhas diferentes. Além disso, se você estiver viajando de Oyster Card, ao sair da estação é bom passar o cartão em outra área (eu confesso que não sei exatamente onde é, mas deve ser em algum canto sinalizado. E olhar os outros fazendo, acho que dá certo também) porque se você não passar, ele irá descontar o valor máximo do metrô. Enquanto que se você passar o cartão, ele apenas descontará o trajeto que você fez.

Pegando um ônibus

Acho que todos nós viciados em Londres, queremos e vamos, claro, andar num ônibus vermelho de 2 andares. Ônibus são certamente a opção de transporte mais barata, e ideal para dias em que você não está com pressa de chegar ao seu destino, porque eles certamente podem demorar a chegar. Conhecer a cidade, em um belo dia ensolarado através de um passeio de ônibus. Não tem coisa melhor. E com o seu Oyster Card, tudo fica mais barato. Uma vez que os bilhetes únicos custam 2£ independente da viagem, mas saem por 1,2£ se pago com o Oyster Card.

Caso você queria comprar um bilhete, ao lado das paradas de ônibus existe uma máquina onde você pode comprá-lo. É necessário mostrar ao motorista, e ao longo da jornada, existem fiscais que podem exigi-lo.

Pegando um "black cab" (táxi)

Parabéns para você que vai pegar um táxi. Você é rico. Brincadeira, mas táxi é ser burguês em qualquer lugar, a não ser que você esteja com mais pessoas e irá rachar o preço da corrida. Não tem muito o que comentar além de todo o charme que eles tem.


Funciona no mesmo esquema. Taxímetro. Bandeira mais caras a partir das 20h, e de madrugada o gigantesco assalta. É comum dar gorjeta para o taxista. Então ande com muitos trocados.

Bem, espero ter ajudado com esse post. Aprendi bastante escrevendo sobre ele. Até mais.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

British Museum

"O mais antigo museu do mundo, o British Museum foi fundado em 1753 para abrigar a coleção do físico sir Hans Sloane(1660-1753), que também ajudou a estabelecer o Chelsea Pysic Garden. Durante todos esses anos, a coleção de Sloane foi aumentada com doações e compras do mundo todo, e hoje contém objetos que abrangem desde a pré-história até os dias atuais. Robert Smirke projetou o corpo principal do atual edifício (1823-50), mas o destaque da arquitetura é a Great Court, de Norman Foster, com a famosa Sala de Leitura no centro."


O Museu Britânico abriga mais de sete milhões de objetos de todos os continentes, ilustrando e documentando a história da cultura humana de seus primórdios até o presente.

Apesar de todo o acerto que tem o museu, uma parte muito bonita e inspiradora é a Great Court em volta da Reading Room. É realmente empolgante.


Procurem mais informações no site:
Lá você encontra a história do museu inteiro, inclusive as principais obras, quando e porquê tudo foi construído. A entrada no museu é livre, assim como a maioria dos museus londrinos, no entanto, pode-se fazer uma doação, caso se queira.
Estações de Metrô próximas: Tottenham, Court Rd, Holborn, Russel Sq.

"Trecho entre aspas retirado do Guia Visual Folha de São Paulo - Londres. Todos os direitos reservados."

terça-feira, 15 de maio de 2012

O mundo segundo os brasileiros - Londres

Galera, faz um tempo que eu assisti esse programa da Band que é no formato de documentário. Brasileiros que vivem nas cidades, falando sobre a história, pontos turísticos, opiniões. E é bem legal, porque mostra o ponto de vista de cada um, e não necessariamente aquela ilusão de que é uma cidade perfeita. Tem gente pobre, tem protesto, tem gente insatisfeita. Mas claro que nada disso ofusca Londres. Cada vídeo tem em média 10 minutos, mas todo o tempo vale a pena.


Eu gostei muito de todos os vídeos. Sempre bem interessantes, dinâmicos. Me assustei com a especulação imobiliária londrina, realmente. Eu não tinha noção de quão caro era só 'morar' lá. Achei aquele 'banheiro' de baladeiros bem estranho, mas bem engraçado e útil. Não imaginei os londrinos com toda sua classe utilizando aquilo. Mas a passagem que eu achei mais legal e me identifiquei foi o rapaz dizendo que chegou no dia do aniversário e nunca mais tinha conseguido sair de lá. Isso expressa bem minha realidade. Ninguém conte isso para a minha mãe

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como fazer ligações de/para Londres?

Primeiro, você precisa saber que os números de telefone fixos em Londres tem 11 dígitos e começam com '020'. No entanto, se você liga de Londres para outro número você apenas digitar os 8 números restantes.

Dica: Sempre que possível, não faça ligações do hotel, porque as taxas são muito pesadas.

Se você liga do Brasil para a Grã-Bretanha:
O número de telefone do hotel é 020 9999 9999, por exemplo. Então você digita antes "00 44" e retira o primeiro zero do prefixo, resultando em: 00 44 20 9999 9999.

Se você liga de Londres para o Brasil:
00 55 "DDD sem o zero" "número de telefone". Exemplo 00 55 83 3333 9999.

Antes de tudo, apesar das lindas e perfeitas cabines vermelhas que todos nós tanto vemos, existem outras cabines de outras cores, ou mais modernas, então preste atenção. Ao fazer ligações, geralmente você pode pagar com cartão de crédito/débito, e obviamente com moedas. Geralmente as moedas aceitas são as de 10p, 20p, 50p, £1 e £2. Existem alguns que aceitam moedas em euro. A taxa mínima de uma ligação é 40p pelos primeiros 20 minutos pra um fixo, e 10p para cada 10 minutos extras. Para ligações curtas, é melhor usar moedas de 10p e 20p, porque as cabines só devolvem as moedas que não foram usadas. Já para pagar no cartão, o valor mínimo tem que ser £1,20.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Momento aleatório


Estou eu indo comer no McDonald's quando vejo a moça colocando esse papel para forrar a bandeja. Rapidamente eu tirei, porque eu queria guardar para mim obviamente. Ela olhou pra mim, riu, e simplesmente colocou outro na bandeja. Guardei esse como recordação. Tinha algumas coisas que eu não sabia. Por exemplo:

"Uma das comidas típicas de Londres é o "fish and chips", pedaços de peixes empanados e batatas fritas servidos em uma embalagem feita de jornal."

Com certeza, irei provar.

"Mais de 320 mil atrações musicais acontecem por ano em Londres, cerca de 620 por semana, 17 % gratuitas."

TEM quer ter várias gratuitas enquanto eu estiver por lá. (risos)

"No bairro de Nothing Hill acontece o maior carnaval de rua da Europa, no último fim de semana de agosto."

Eu sabia em parte desse carnaval, afinal ninguém espera 'carnaval' em Londres, mas deve ser algo bem mais clássico, com certeza. Inclusive, se eu não me engano, a última semana de agosto é feriado lá.

"Tomar chá preto com um pouquinho de leite é um hábito comum entre londrinos."

Eu fiquei sabendo disso por um amigo londrino. Fiquei um pouco assustado até. Leite? Mas ele garantiu que é bom. O jeito é provar, não é mesmo?

"Um dos símbolos de Londres, os ônibus vermelhos de dois andares, são chamados de Routemaster, sendo substituídos hoje por ônibus mais modernos."

É uma pena. Ainda quero dar uma volta num desses.

Bem essas foram algumas das curiosidades que tinham lá. Acho que pela foto dá pra ver o resto. Senão, postarei as outras depois. Até mais.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Quando ir a Londres?

Obviamente, isso vai da escolha de cada um. Vou apenas ilustrar os cenários de cada época do ano para fazer com que a escolha de vocês seja mais fácil e clara.

Primavera: Março, Abril e Maio. Bem, primavera é basicamente a saída do inverno para algo um pouco mais quente. No entanto, a primavera de Londres ainda pode ser fria e é aconselhável que se ande com um guarda-chuva constantemente.

Verão: Junho, Julho e Agosto. O verão é a alta temporada. Os preços estarão mais caros, é verdade, mas Londres também estará repleta de eventos ao ar livre, e se ainda assim você tiver muito azar, ainda contará com muitos dias ensolarados para aproveitar bastante a cidade. Vale lembrar que a última semana de agosto é feriado, e que essa é a época de liquidações em Londres. Vamos torrar o dinheiro todo em compras. o/

Outono: Setembro, Outubro e Novembro. Aqui estarão os dias mais frios, então preparem os agasalhos.

Inverno: Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Linda e dispendiosa época para se conhecer Londres.

Bem, eu pretendo ir no Verão, porque não quero me preocupar de comprar/levar roupas de frio. Mas ir em qualquer época é valido. Busque apenas informações sobre clima, previsões de chuva e não esqueça de sempre andar prevenido independente da época que se for viajar. Afinal as máximas temperaturas de Londres são em torno de 22º e as mínimas chegam no limite de 0º.

"O clima de Londres é sabidamente instável, mas em geral é bem frio de novembro a fevereiro, e mais quente de junho a agosto. Pode chover em qualquer época do ano, por isso venha precavido. São raras as temperaturas extremas, o que em parte explica porque a cidade não tem um período em que "tudo fecha" e todos saem de férias. Há eventos e programas culturais o ano todo. Muitos ciclos de concertos e exposições são realizados no inverno e na primavera, mas há muitos eventos culturais também no verão, como a temporada dos BBC Proms, de concertos eruditos, e espetáculos de teatro ao ar livre. Em resumo, há muita coisa para ver durante o ano todo."

Último parágrafo extraído do Guia Visual Folha de São Paulo: Londres. Página 362. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Introdução Histórica

A História de Londres

Em 55 a.C., o exército romano de Júlio César invadiu a Inglaterra, desembarcou em Kent e marchou para noroeste até alcançar o rio Tâmisa.  Os romanos construíram uma ponte sobre o rio e ergueram sua sede administrativa na margem norte, chamando-a de Londinium, uma versão do seu velho nome celta.

Londres como capital

Londres logo se tornou a maior cidade da Inglaterra e na época da invasão normanda de 1066 foi escolhida para capital. A povoação se estendeu além da cidade murada, que foi completamente destruí­da pelo Grande Incêndio de 1666. A reconstrução após o incêndio deu origem à área que hoje é conhecida como a City. No século XVIII, Londres abarcou povoados à sua volta, incluindo a cidade real de Westminster, por muito tempo o centro religioso e político de Londres. O grande crescimento do comércio e da indústria durante os séculos XVIII e XIX fizeram de Londres a maior e a mais rica cidade do mundo, criando uma classe média próspera, responsável pela construção de belas residências que ainda adornam muitas partes da cidade. A perspectiva de riqueza também atraiu milhões de pessoas menos favorecidas do campo e de fora do pais. Amontoaram-se em moradias insalubres, muitas a leste da City, empregando-se nas Docas.

No fim do século XIX, 4,5 milhões de pessoas moravam em Londres e outros 4 milhões em áreas próximas. O bombardeio durante a segunda Guerra Mundial devastou muitas áreas centrais e exigiu uma reconstrução enorme na segunda metade do século XX, quando as docas e as industrias da era vitoriana desapareceram.


Todo o texto desta página foi extraído do livro: Guia Visual Folha de São Paulo: Londres. Editora Publifolha. Edição 2011. Todos os direitos reservados.

Meu kit sobrevivência


Finalmente, estou com meu Guia Visual de Londres em mãos. Ele é lindo. Como vocês podem ver, eu já tinha um Guia de Conversação para Viagens, porque meu inglês era bem fraquinho, então me sentia inseguro em relação a comunicação lá, mas mesmo hoje, acho que vai servir muito bem, porque as vezes você esquece mesmo. (risos) E tem o meu xodó *-* Que é o Guia Visual de Bolso que já tenho a bastante tempo, embora ele seja bem compacto, reune as principais atrações, e vai ser ele obviamente que irei carregar pra cima e pra baixo lá. Daqui em diante, aguardem posts interessantíssimos com as principais atrações de Londres. Até mais.


  


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Deixando as informações mais claras

A bastante tempo eu planejo ir a Londres. No entanto, eu sou universitário. Faço Engenharia Elétrica na UFCG, e surgiu o Ciências sem Fronteiras, para quem não sabe é um programa de intercâmbio do governo federal. Passar no intercâmbio não é fácil, depende de muitas coisas, nível de inglês, desempenho acadêmico, atividades extra-acadêmicas. Enfim, a chance de passar é pequena. Meu contentamento é que vou pra Londres de uma forma ou de outra.
Como eu disse, se eu não passar no intercâmbio, estarei indo no meio do ano que vem, pois embora seja alta temporada não precisarei me preocupar tanto com roupas de frio e afins. Andei pesquisando outros blogs que falassem sobre esse tema e nenhum se aproxima do detalhamento que quero fazer nesse. O final de semana está chegando e em breve terei meu Guia Visual em mãos. Até mais.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Primeiro Post

Olá,

Londres (Inclui Mapa Avulso)Em mais ou menos um ano eu estarei indo para Londres. Isso, se eu não passar num intercâmbio antes, o que iria poupar e muito o meu dinheiro. Essa viagem está mais do que certa, pois venho planejando-a a muito tempo, mas tomei a decisão mesmo no meio de 2010, e desde então tenho juntado dinheiro para poder viajar. Depois de muito enrolar, decidi comprar o Guia Visual Folha de São Paulo - Londres, que eu já vinha cobiçando a bastante tempo nas livrarias e finalmente chegou, mas ainda não está comigo. Então a partir dele, vou planejar meu roteiro de viagem e estarei compartilhando aqui com vocês. Espero que seja interessante pra quem for viajar também para Londres. Até mais.