sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Stonehenge


Não preciso falar mais nada depois dessa foto. Todo mundo que simplesmente tem a oportunidade de ir conhecer essa maravilha de monumento não pode perdê-la. Veja abaixo um trecho da revista Superinteressante:

Na planície de Salisbury, 140 quilômetros a sudoeste de Londres, na Inglaterra, está fincado um dos maiores mistérios da Europa - Stonehenge. Trata-se de um conjunto de pedras dentro de um círculo. Elas estão dispostas em forma de dólmens - uma pedra achatada sobre duas outras verticais. Ao que tudo indica, foram construídas há cerca de quatro mil anos, mas não se sabe quem as erigiu nem por quê. Os pesquisadores descobriram que algumas pedras usadas eram dali mesmo, enquanto outras foram trazidas de Gales, a nada menos que 300 quilômetros de distância. Os motivos que levaram os construtores a transportar pedras de até 200 toneladas por centenas de quilômetros são outro enigma.O certo é que, um dia por ano, os raios do sol nascente incidem diretamente sobre a chamada pedra do Calcanhar, a maior de todas, bem no centro do círculo. Esse dia - 21 de Junho - é o mais longo do ano e marca o solstício de verão no hemisfério norte ( e de inverno no hemisfério sul): o Sol nasce a nordeste, ao meio dia está sul e desaparece a noroeste. É possível, portanto, que Stonehenge fosse uma espécie de calendário ou que tivesse funções religiosas. Mas, como seus construtores não deixaram registros escritos, é difícil saber para que servia de fato o monumento. A suposição mais aceita é a de que Stonehenge fosse um observatório pré-histórico - por sinal o mais antigo da Europa, onde os pesquisadores já acharam vestígios de novecentos outros.

Ou seja, todos nós no Stonehenge dia 21 de junho.
Mais informações:
http://www.stonehenge.co.uk/

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A terrível espera...

Bem, tivemos até terça para enviarmos os últimos documentos pra Internacional Unit de forma a concluir nossa inscrição. Foi um momento de agonia e alívio. Agonia até você receber a resposta confirmando o recebimento do email, e o alívio com a sensação de dever cumprido. Fiz tudo que estava ao meu alcance agora só resta esperar pra ver.

Boatos surgiram que dia 8 de Outubro seria o prazo máximo pro nosso querido e amado CNPQ enviar a lista pro UUK e dizer quem são os alunos escolhidos. A questão é se essa lista será ou não divulgada para nós pobre mortais. Eu acho que não, eles anexaram um prazo para soltar o resultado 9 a 16 de novembro e acho que não vão querer pessoal não escolhidas pertubando eles dia e noite. Bem, é um palpite.

As informações surgiram dos pupilos ao longo do Brasil que acompanham as palestras do British Council. Enfim, o lema por enquanto é Keep Calm and wait 'till November.

Quer ver mais postagens específicas pro Ciências sem Fronteiras? Clique aqui.