sábado, 28 de setembro de 2013

Um dos dias mais aleatórios da minha vida II

Desavisadamente, o Universo decidiu fazer se hoje a continuação de um post da vida - Um dos dias mais aleatórios da minha vida. Eu sou uma pessoa totalmente racional que só saio desse universo de verdades para coisas que abrangem o medo e conversas existenciais, porém eu tenho um estranho costume de medir que um dia vai ser bom pelo cheiro dele. "É de lua" de repente eu estou assim e sobe aquele cheiro de dia bom, eu sei que é estranho, mas o olfato é um dos meus sentidos mais aguçado com esse estranho 'twist'. 

Eis que eu estou fazendo o meu caminho usual, quando uma casa bem próxima a minha rua estava interditada por bombeiros e por policiais. Eu já nasci curioso, e assim permaneço até agora, fiquei me coçando pra saber o que estava acontecendo, mas eu não ia chegar lá do nada e perguntar o que estava acontecendo né? Depois eu vejo no site da polícia :x Logo depois desse trecho eu passo por uma ponte, e foi lá, onde o vento corre solto que eu senti cheiro de dia bom e diferente. Atravessei a ponte, e logo no final da rua uma loja que curiosamente eu sempre prestei atenção por ser muito bem localizada e não ter nada funcionando estava sendo reaberta. 

O lugar que eu estou almoçando agora fora é uma restaurante chinês que nunca tem muita gente, mas hoje estava absurdamente lotado, e depois que eu recebi meu pedido não havia nenhuma mesa disponível, só que depois de girar no lugar, uma mesa vagou, curiosamente. Depois disso, eu ia ter uma reunião administrativa sobre que tipo de certificado nós do Ciências sem Fronteiras iríamos receber quando terminássemos esse ano em Coventry, e eu precisava chegar no prédio Alan Berry. É semana de freshers aqui (calouros) então as ruas estão cheias de novatos sedentos por informação e a galera da panfletagem tá louca pra pegar eles. Uma mulher foi me entregar um panfleto e eu aproveitei pra perguntar onde era o prédio. A questão é que ninguém sabia onde era Alan Berry, só Ellen Terry (um teatro). Por fim uma pessoa mostrou o caminho.

Eu só precisava virar uma esquina pra chegar no prédio, e estavam havendo vários jogos mas não quis gastar minha sorte ali. A reunião foi tranquila. Nada demais. Eu agora estava indo pra universidade, e após me despedir de um amigo, um panfleteiro disse: "Diga xau pra ele, e diga oi pra mim." Ele estava tão empolgado que me convenceu a colocar o nome na lista de uma festa! E enquanto ele repetia e eu respondia positivamente pra tudo que ele perguntava, eu tentei colocar meu nome naquela joça de produto da apple com corretor automático que sempre transformava Reiron em Terrion '-'. Acabei por colocar Ruan Lopes. O destino simplesmente não queria.

Cheguei na universidade e comecei a trabalhar pra variar no Report que eu tenho que entregar segunda referente ao meu projeto de verão. Não sei quanto tempo passou, até que eu subi no segundo andar pra pegar uma informação quando o alarme de incêndio do prédio dispara alertando a todos que alguém tinha visto fogo e nós deveríamos sair pela saída de emergência mais próximo e não usar os elevadores. Minha coisas estavam todas no subsolo. Três andares abaixo. Lá vou eu escada abaixo só pensando no meu computador que demora anos pra desligar e no meu report que não estava salvo ainda e eu não ia perder nem que as chamas me consumissem. LOL

Eu literalmente empolgadíssimo com o 'incêndio' desci as escadas naquele misto de adrenalina e riso. No subsolo meio que tem uma janela que dá pra ver a entrada da universidade. Enquanto eu corria pra salvar o report e desligar o computador, via um mundo de gente saindo pelas portas da universidade. Olhando pros lados e vendo quase ninguém. Joguei minhas coisas dentro da mochila e saí. Provavelmente foi só um ensaio pra um caso real, mas foi emocionante!!!!

"Ingleses conversando, enquanto outros riam do 'protocolo'."
Fui pra biblioteca continuar no report que não é de Deus, e logo depois de subir de novo no segundo andar me deu sede :))))))))))))))))) (riso de ódio) Tinha que dar sede. Olhei na garrafa d'água, seca! Desci em direção à uma café que tem do lado da biblioteca e esqueci o meu cartão de acesso para entrar nos prédios. Só que o universo não esperava a minha astúcia, porque eu falei com a moça da recepção e ela ia me deixar entrar quando eu voltasse (em alguns minutos). Só que eu não contava com a astúcia do Universo, porque o café estava fechado. :)))))))))))))))))))))) (riso de ódio). Perguntei a umas meninas que estava ali sentada e me falaram pra ir numa direção, só que como eu estava de costas troquei o lado da direção, só que antes de errar e dobrar elas gritaram apontando pro outro lado.

Como elas também disseram que era uma máquina, eu não esperava que fosse dentro de outro prédio da universidade que eu nunca entrei, e mais uma vez gritaram me alertando que eu havia passado da entrada. Consegui a água, agradeci, entre na biblioteca, falei com a recepcionista, subi e me senti. Falei pra mim mesmo que o dia ainda não tinha acabado.

Alguns minutos depois, um cara me aborda pedindo desesperadamente pra eu dar votar num troço dele no facebook e eu não ia precisar dar like em página nenhuma nem nada. Eu já tinha colocado meu nome na lista de uma festa, já tinha escapado de um pseudo-incêndio, já tinha conseguido água, porque não votar no vídeo do menino? Votei. Vídeo muito engraçado de tosco, boa sorte pra ele que está concorrendo a 10.000 pounds e está em 6º lugar.

Meu dia acabou em Pizza. Uma promoção louca foi proposta pelo Domino's e eles simplesmente decidiram distribuir uma pequena pizza de graça, e uma maiorzinha estilo média com 6 fatias por um pound. Fui lá, estava uma loucura e entrei na fila pra pegar pizza. Quando chegou na minha vez acabou :)))))))))))) Daí tive que esperar uns 15 minutos até sair outra, mas comi bem e barato.

Só esqueci de dizer também como o dia começou. Eu estou com um sério problema pra acordar e decidi baixar um aplicativo que me acordasse de uma forma radical. Basicamente pro meu celular parar de tocar eu tenho que resolver 3 contas de matemática no level hard. Hoje quando eu acordei, fiz a primeira fácil, mas quando chegou a segunda era 35*37 - 117 '-' Gente, ainda bem que tinha uma calculadora por perto, senão eu estava ferrado. Depois conto pra vocês como está indo.

E pra terminar, ontem meu novo housemate tailandês cozinhou pra gente. Eu fiquei bem animado porque nunca tinha comido comida tailandesa, e é sempre bom experimentar coisas novas, ainda mais se são tão deliciosas como essas. Eles gostam de por pimenta pra variar, minha boca ficou ardendo bastante, mas é isso, a comida estava boa, se fosse (bem) menos pimenta seria melhor, mas estava bem gosto e valeu a pena!! Foi uma experiência bem melhor do que o jantar nigeriano que eu tive.


Isso é o que eu tenho pra vocês. Assim que eu me livrar desse report volto a postar com mais frequência. Abraço a todos.

Gostou da postagem? Curta o ExpressoLondres no facebook aqui.  

sábado, 21 de setembro de 2013

Quem tem boca...


vaia Roma! Mas vaia com a boca cheia de pasta, xinga enquanto se delicia nessa culinária que o mundo inteiro já abraçou! E não faltam motivos porque a cidade inteira é uma bagunça, a começar pelo trânsito. Afinal mais abusado que os motoristas, só os pedestres que atravessam as ruas aleatoriamente, fazendo com que os carros que desviem das pessoas. E sinalização pra quê? Quem vai pra Roma tem que saber onde as coisas ficam exatamente, e a forma de se guiar é no faro. *lambe o dedinho e aponta pra cima* Pedir informação? Foi isso que eu ouvi? Não adianta caro amigo, eles apontam numa direção, mas as ruelas te fazem dar voltas.

Mas quem liga de se perder? Porque o que a cidade tem de louca tem de bonita. Com um mapa você tem Roma na mão, aliás, nos pés. Porque adivinhem só? O sistema de transporte também não é eficiente, mas também não é inútil. Basicamente só duas linhas de metrô cortam a cidade, então não vá esperando que o metrô vai te deixar na esquina da sua atração principal. Coloque um tênis bem confortável e planeje bem de onde pra onde você está indo, ou vai acabar conhecendo a cidade inteira à pé.

Os italianos acabaram me provando serem primos de 1º grau dos brasileiros, porque quando eles querem são bem espertos, demais pro meu gosto, eu diria. Camelôs já aprenderam a tática da insistência, mas ainda não tem confiança pra manter um preço, afinal um firme 'não' vai te dar surpreendentes descontos. Falando em dinheiro, sabe aquela lenda que se você jogar uma moeda na Fontana di Trevi você volta à Roma? Bem, considerando que essa sua moedinha mais as moedinhas do todos os turistas, (inclusive eu) que caem na besteira de jogar nem que seja um centavo de euro rendem 700 mil euros por ano, basicamente a Itália deve investir isso em propaganda e por isso você acaba voltando por causa da tentação pra Roma. Mistério resolvido.

Seu paladar nunca será o mesmo depois da Itália, o que é uma pena. Toda esquina tem um restaurante e toda pasta que você pedir vai ser uma delícia. Como é minha obrigação provar das comidas típicas, tive uma aula de pastas, desde o spaghetti até o tortellini, passando pela lasanha, evoluindo pra pizza e terminando com o maravilhoso gellato. E pelo menos nesse aspecto você vai ter a certeza do êxito, mas claro que vão ter garçons antipáticos no caminho, porque nada podia ser perfeito. *cof cof* Me engasguei com o macarrão. 

Roma é essa relação de amor e ódio. É um morde e assopra. Mas quem nunca teve uma relação assim? Talvez seja isso que prenda os turistas e deixem nossas visitas tão inesquecíveis, seja para o bem ou para o mal. Tudo teria sido melhor pra mim, se eu não tivesse ficado hospedado num buraco de rato, o pior hostel da minha vida sem competição. Pode ser que daqui à alguns anos eu não lembre mais dos pequenos estresses que eu passei em Roma, mas com certeza nunca vou esquecer o gelatto de Nutella que eu tomei.

Chegando em Roma de Ryanair partindo de Warsaw

Pra quem vem acompanhando a viagem até agora, viu que eu tentei pegar só trem, mas como eu estava na Polônia e queria dar um pulinho na Itália, tive que apelar pra Ryanair. Cheguei já um pouco tarde no aeroporto que fica afastado da cidade, e peguei um shuttle que eu tive que pagar na hora 3.90 euros. Não tem dificuldade de achar, porque quando saímos do portão de desembarque, já estávamos praticamente fora do aeroporto. O shuttle me levou até a estação de trem Termini que ficava vem próximo ao meu hostel.

Hostel

A área em torno da estação naquela hora da noite era SUPER estranha. Eu só sabia como me guiar pra chegar no hostel porque fui esperto e tirei o print do mapa no google maps, porque o capeta do hostel não dava direções corretas nem diretas. O caminho até encontrar o buraco que eu fiquei hospedado foi um dos mais aflitos da minha vida. Eu tenho certeza que eu estava sendo seguido por uma galera muita estranha, e comprovei isso porque parei quando vi um grupo de pessoas normais pra 'amarrar' meu sapato. Eles tiveram que continuar o caminho, mas logo voltaram e começaram a me seguir novamente. Em algum ponto eles desistiram amém, porque se tivesse me roubado ali ia ser muito triste.

Vou dizer o nome do hostel só pra vocês NÃO ficarem nele nunca. Diamond B&B. Pra começar era um mini-apartamento com dois quartos, um projeto de sala, uma cozinha/escritório e dois banheiros nojentos até a última cerâmica do teto. Não sei como sobrevivi sem pegar uma doença mortal as 3 noites que passei lá mas enfim. PRA COMPLETAR, eles me fizeram pagar o depósito que a gente já paga pelo hostelworld de novo. Pra não ficar sem teto pra dormir, até porque a cidade já estava toda lotada, tive que pagar me corroendo de raiva por dentro.

Roteiro 

Como Roma é estranha, não tem Free Walking Tour de manhã, por algum motivo era só de 5 horas da tarde da Plaza di Spagna, então comprei um day ticket por 6 euros e fui conhecer a cidade. Eu tinha pouco menos de 3 dias pra conhecer uma cidade e um país inteiro, Roma e o Vaticano. Mesmo assim, deu pra ver os pontos principais.

O dia começou no Fórum Romano. Eu já tinha pesquisado sobre o pacote de atrações que envolvem o Fórum Romano, o Coliseu e o Palatino. O que eu havia lido, se confirmou ser verdade: Compre o ingresso no Fórum Romano. Todo mundo corre primeiro pro Coliseu e é claro que as filas lá são muito mais gigantes, então comece o dia pelo Fórum Romano e Palatino que tudo vai ser mais rápido. 

O Fórum Romano é um sítio arqueológico ainda em atividade do que seria o ponto mais famoso de toda a história: o coração da Roma antiga! Assim que inventarem a máquina do tempo, façam questão de visitar esse lugar algumas centenas de anos atrás e confirmem que esse era o lugar de encontro da galera mais 'cool' de Roma e do mundo. Eu meio que me arrependi de não ter pego guia nem ter pego aqueles fones que vão contando a história, mas li todas as placas possíveis. É um lugar foda que não deve ser deixado de lado por aqueles que vão à Roma. 






Logo ali do lado já era o Coliseu! Só pra começar, vocês tinham ideia de que o Coliseu tinha uma cobertura para o caso de chuva? Tá pensando que isso é invenção nova de estádios chiques? 


Antes e Agora. Coliseu!

Aqui eu queria a visita guiada, só que já tinha acabado :3 Really? Yes! Rodei, rodei esse lugar de ponta a ponta. Gigante e magnífico. Fiquei querendo desvendar cada portinha, entender como levavam os animais até a arena, como era as premiações, o que o pessoal fazia na arquibancada. Tudo muito interessante.




Pra registrar, fiz minha guitarrinha e fui feliz tirando foto lá no Coliseu!


Logo depois do Fórum Romano super cansativo bateu aquela fome. Comer o que? Pasta :)))))))) Saímos caminhando bem sem rumo em busca de um restaurante que parecesse bom. Um dos melhores pedaços de lasanha que eu já comi na minha vida! Roma não me decepcionou.

Surpresa foi andar uns passinhos junto no fluxo de turistas de descobrir que tinha uma fonte um tiquinho conhecida do meu lado...


Eu não podia deixar de jogar a moedinha na Fontana de Trevi que supostamente te leva de volta a Roma né? Jogando do jeito certo, mão direita sobre o ombro esquerdo que é o lado que tem o coração. Voltarei pra Roma um dia? Saberemos.



A história da Fontana di Trevi é bem misteriosa. Segundo reza a lenda, soldados que faziam seu turno nessas bandas avistaram uma mulher supostamente a Virgem Maria que os  falou de um fonte de água que haveria ali e pediu que construíssem essa fonte. Tanto que o nome mesmo da fonte é algo com Virgem, e não Trevi. Na verdade não se sabe de onde surgiu esse nome, mas a teoria que mais me convenceu é porque a fonte de três entradas, então é um trevo ou em italiano, trevi. Também dei uma passadinha a noite pra ver se ela ia continuar bonita :D


Logo depois do Coliseu corri pra Plaza di Spagna pro Free Walking Tour e grande foi minha surpresa a não ter nem sinal do guia. O negócio era voltar no outro dia e ver se o danado ia aparecer. Assim o fiz, e finalmente o danado apareceu.

Plaza di Spagna
O guia estava sempre chamando Roma de a cidade das três capitais, isso porque nessa praça tem dois territórios de outros países, um do Vaticano e outro de Malta.


A casa do famoso (?) que eu não conheço estilista Valentino. Abaixo.

Cobertura num dos cantos mais caro de Roma.
Aqui começa o verdadeiro passatempo de pessoas curiosas e observadoras como eu. O Papa Urbano VIII adorava fazer construções, e Bernini era seu escultor de confiança, digamos. Como símbolo da família do papa (Barberini) eram três abelhas, essa foi a marca que ele deixou em tudo que Bernini esculpiu durante seu período no poder. Então ele deixou milhares (literalmente) de 'bumblebees' Roma a dentro.



Outro detalhe a ser chamado atenção é que Bernini (o escultor, não confunda com o Papa) prezava pela simetria, então pra que as janelas não quebrassem essa simetria, ele simplemente fazia esses quadrados, quando não pintava uma janela (que nem na foto acima). Muito louco esse cara.


Igrejas e Igrejas foram mostradas nesse tour, mas uma me chamou a atenção em especial.


Era essa que tinha a pintura abaixo! Era uma igreja fundada por jesuítas, ou seja, 'padres viajantes'. Então fizeram essa maravilhosa pintura com os continentes do mundo, faltando só a Oceania. (Cliquem para ampliar)


Também tinha esse falso domo nela. É somente uma pintura que incrivelmente vista de qualquer ângulo sempre vai te fazer acreditar que você está vendo um profundo domo. Essa é a Igreja de São Inácio de Loyola ou Chiesa di S. Ignazio di Loyola.


A foto da direita acima é o Obelisco de Trajano! Basicamente um filme retratado em 'frames' que de fato contam uma história.


Pra fechar a listinha só faltava o Pantheon! Não confunda com o Paternon que é na Grécia. O Pantheon é um edifício histórico, um dos único ainda bem conservados, da época greco-romana. Um templo dedicado aos deuses Romanos que só sobreviveu aos Papas porque foi 'transformado' em Igreja. Toda a ornamentação aos deuses romanos foi retirada e você percebe pelos buracos nas faixadas. O domo do Pantheon que por acaso é o domo mais alto do mundo era feito de bronze. Só que esse bronze foi extraído pra fazer o famoso Baldaquino na Basílica de São Pedro.



Um dos diferenciais do Pantheon é a abertura no teto que permite a entrada de sol e claro de chuva que é uma metáfora onde foi tirado o limite entre o céu e a Terra ou seja, entre os deuses e os humanos. É por isso que bem no meio do chão tem uns buraquinhos que funcionam como ralo para que a água escorra. 


E olha só o que você encontra numa das pilastras do Pantheon. Uma abelhinha. Só que você concorda comigo que não tem como o danado do Papa Urbano ter mandando Bernini construir o Pantheon já que eu falei que era uma obra greco-romana. Só que eles consideravam que qualquer retoque que eles dessem, já podia colocar a marca do Papa. Danados, não? 



Essa foi uma das fotos mais hilárias que eu já tirei na minha vida!


O que aconteceu é que uma artista de rua estava lá tentando conseguir seus trocados quando chegaram os policiais romanos pra saber se ela estava regularizada. Mas como checar a foto de alguém que é "invisível"?


Acima uma foto de uma Ferrari tirada surpreendentemente na loja (um assalto) da Ferrari. E abaixo outro estereótipo Italiano que eu tinha esquecido completamente que era de lá. Pinocchio.


Só mais uma dica de lugar pra comer. Próximo à Fontana di Trevi tem a Spaguetteria L'Archetto. Cliquem no nome caso queriam saber a localização. O preço é razoável e a comida é excelente. Talvez você espere alguns minutos por uma mesa mas vale a pena. Se quiserem tomar Starbucks na Itália, boa sorte, porque não vai encontrar. Isso é tudo. Abraço.


Confira outros destinos na seção Já fui.

Gostou da postagem? Curta o ExpressoLondres no facebook aqui.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Papa é Pop e a pizza dele também!


Olá aspirantes à Londoners! Eu nem ia postar hoje porque estou doente :3 e também porque estou apertado esse fim de mês com meu projeto, mas como hoje é sexta-feira 13 eu não ia deixar de escrever sobre o Vaticano! Tudo bem que na sequência deveria vir Roma, mas eu não vi problemas em puxar esse post antes do próximo. :)

Segundo o nosso querido Wikipédia:
"Muitas histórias modernas afirmam que, quando o rei Filipe IV tinha prendido muitos Templários simultaneamente em 13 de outubro de 1307, iniciou-se a lenda do dia azarado da sexta-feira 13."

Vamos preparar o clima ao som de Engenheiros do Havaí - O Papa é Pop.


Ainda com ajuda da Wikipédia:
Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano (italianoStato della Città del Vaticano; em latimStatus Civitatis Vaticanæ), é a sede  da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave  um território com distinções culturais e sociais cujas fronteiras geográficas ficam inteiramente dentro dos limites de um outro território estrangeiro) murado dentro da cidade de Romacapital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, tanto por população quanto por área.

Eu tinha duas missões no Vaticano. Uma era conhecer o Museu do Vaticano, e a segunda, ver o Papa na Praça de São Pedro. Pra chegar no Vaticano é só pegar uma de duas linhas de metrô que tem em Roma. Mesmo que você não faça ideia do caminho é só ir no fluxo do povão, porque todo mundo está indo pro mesmo lugar que você! Pra entrar no museu tem duas filas, uma de quem vai comprar o ingresso e outra de quem já comprou o ingresso pela internet. Graças a minha querida amiga Lenita que me avisou dessa fila, eu comprei o ticket antes e praticamente entrei direto. É muito mais vantajoso. Compre antecipado aqui.

O museu é enorme, um labirinto. O fim do labirinto seria a Capela Sistina que tem em toda placa, e a sensação que eu tinha era que eu estava numa competição pra ver quem achava a Capela, porque toda bendita placa dizia que estava chegando e nada, nada. Eu até tive a oportunidade de pegar um atalho, mas já que eu eu tinha pago pra entrar no danado no museu eu ia olhar tudo nem que eu morresse lá no meio de fome e sede (não esqueçam que eu ainda estava doente da garganta).

O que eu me interessei e realmente parei pra ver e ler com todos os detalhes foi a seção egípcia. Com todo respeito à minha querida Rainha Elizabeth II que eu amo de paixão, antes mesmo de sequer saber as maravilhas que Londres guardava, meu sonho sempre foi ir ao Egito! Enquanto todas as criancinhas queriam ir pra Disney, eu queria ir conhecer as pirâmides, descobrir armadilhas, entender cada minúsculo símbolo dos hieróglifos, estudar as múmias, enfim. Como infelizmente não vou poder ir ao Egito pelas questões políticas que cercam o país no momento, minha única alternativa foi me contentar com o acervo egípcio que o Papa tem. 

É tanta coisa interessante que eu tirei uma vida em fotos, mas vou colocar só algumas aqui pra vocês verem. 


Nada de estranho nessa foto?

Sim, estou contribuindo para as teorias conspiratórias!





O que eu morri de tentar achar e não consegui foi essa parte de fora da foto abaixo. Como é muito confuso os caminhos, e não sabia o nome do lado de fora, nem achei. Mas tirei foto da janela :)

Como o Vaticano é uma cidade-estado soberana, lá também tem Correio, então pra entrar na minha coleção de cartões-postais do mundo, mandei um lá pra mainha <3 Tive que comprar o cartão postal na lojinha (absurda), escrever e mandar, porque não tinha esse negócio de depois, ou era ali, ou nunca mais. O Papa cobra uma fortuna por um selinho com a carinha dele dar uma passeio de avião até o Brasil. Se você tem a mesma intenção de mandar um cartão postal prepare-se para pagar caro. 

Pra quem chegou cedinho e passou uma manhã inteira no jejum em homenagem ao Papa só que não, a fome já não me deixava ficar em pé. Tava sentando em qualquer banco que aparecia. Até que aparece um restaurante abençoado e eu fui checar se a inflação no Vaticano estava alta, só por desencargo de consciência. E não é que a Pizza do Papa estava em promoção? E olhe que essa pizza estava boa, principalmente para alguém como eu que detesta a pizza inglesa :S Estava com abstinência de pizza boa, e sem pagar nada a mais, já vinha protegida em território sagrado. 

Minha aventura no Museu do Vaticano estava concluída. Primeiro objetivo cumprido! Próximo passo, benção do Papa na Praça de São Pedro. Eu tive que esperar até domingo de 12:00 pra ver o Papa. Foi complicado, primeiro porque o trem pra Florença era de 13 horas e alguns minutos, então fui pra praça de São Pedro com mala, com tudo. Parecia que eu tinha feito peregrinação até lá só pra ver o Papa, então fiquei com status muito bom! Cheguei mais cedo porque sabia que ia lotar e também porque queria garantir uns terços a serem abençoados, um em especial para minha querida Vó. Achei uns preços bem bacanas nas ruas próximas ao Vaticano.

Jogo: Ache o Papa!
Com terços em mãos, fui esperar os ponteiros se encontrarem no ponto mais alto do relógio. Eu nasci num berço católico, sou batizado. Hoje já não pratico a religião e me considero agnóstico, mas não tenho como negar a sensação engraçada de estar na Praça de São Pedro. Quem é católico fervoroso deve pirar muito, e quem não é aproveita do mesmo jeito. Nada como ver aquela multidão aplaudindo e acenando para uma figurinha minúscula numa janelinha, quem só podemos ter certeza que é o papa porque o telão nos prova. Aliás, esse telão parecia de jogo de futebol, era só focar num grupo que começava a gritaria, fiquei só esperando o grito de gol. 

Não seria surpresa encontrar brasileiros lá né?


Agora vem a parte que me deu arrepios dos pés a cabeça. O sermão do Papa dura 15 minutos, e é como se fosse aquela parte da missa que o padre lê um trecho da bíblia e começa a refletir sobre ele. Quem leu o post Ai se eu te pego, Warsaw! viu que eu deixei um recadinho pra lembrar de um trecho que eu comentei. Pois bem, o sermão do Papa se baseava nesse trecho descrito por São Mateus:

"Where your treasure is, there will your heart be also." 
"Onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração também."

Apesar do sermão ter sido completamente em italiano, essa língua é bem próxima do português por causa do latim, então é possível entender mais ou menos o que é falado, e eu juro que quando ouvi ele falando essa citação, eu fiquei em choque. Sei lá se foi coincidência ou não, a questão é que foi interessantíssimo. Fiquei bem feliz de ter ido lá, mesmo na correria, no medo de perder o trem, mas a verdade é que faz bem. Esse Papa vem se mostrando como alguém que realmente quer fazer a diferença, e ao mesmo tempo que a religião as vezes aliena, também proporciona grandes papéis bons nas vidas das pessoas.

Só mais uma coisa, se houvesse a possibilidade de trocar um órgão do corpo por uma rápida olhada nos arquivos secretos do vaticano eu trocava! Uma característica que me move é a curiosidade, não aquela se saber da vida do povo, mas de conhecimento. Imagina o poder que um livro escondidinho ali no Vaticano deve ter? Enfim, queria só compartilhar esse fato com vocês.

A primeira providência que eu tive ao chegar em Coventry foi reassistir Anjos e Demônios! Tudo fica duas vezes mais legal quando você passou em vários pontos que o filme conecta. :)))))))

Um post bem light pra variar sobre esse país tão atípico porém não menos incrível desse mundo sensacional que a gente vive. Espero que vocês tenham gostado. Daqui a uns dias aparece o post de Roma. Até mais pra vocês e melhoras pra mim. Abraço.


Confira outros destinos na seção Já fui.

Gostou da postagem? Curta o ExpressoLondres no facebook aqui.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que eu ando fazendo da vida?

Desde de que eu cheguei da viagem, só tem havido posts do mochilão, então pra eu atualizar meu blog, e meu futuro arquivo de memórias, decidi dar uma parada rapidinha no rumo de posts da viagem, e escrever sobre o cotidiano nem tão sempre chato.

Cheguei dia 15 de agosto, e já na segunda dia 19 acabava meu break do projeto, então de volta ao trabalho. Como eu acho que eu nunca falei sobre o que é meu projeto vou dar uma rápida explicação. O orientador que eu peguei me deu um tema que era "Detecção Humana usando um Sensor Termal". Até aí, okay. A surpresa veio quando eu descobri que era só isso, não tinha uma manual, não tinha um livro pra ler, era só a ideia, ele queria pronto, não importando como eu fizesse, aliás, ele disse que eu que ia ensinar ele a fazer. '-' Fora o desespero inicial, afinal eu ainda estava no meio do meu curso no Brasil e não tenho experiência com sensores nem com nada muito prático, eu acabei questionando mais o professor e sempre ficava pior.

Ele falou que não importava o jeito que eu fosse fazer, não precisava nem usar sensor termal, era só fazer. Ou seja, ficou ainda mais abrangente. Então depois de pesquisar como fazer isso, surgiu o que estou trabalhando hoje. A detecção humana serve pra monitorar um ambiente, por exemplo, uma sala. Digamos que você tá lá na sala assistindo TV e de repente sobe pro seu quarto e esquece tudo lá ligado. A proposta do projeto é que uma vez que os sensores que estão na sala 'vejam' que não tem mais ninguém lá, desliguem tudo com o propósito de economizar energia, e claro, dinheiro. Assim que você entrar no ambiente apagado, tudo seria ligado também. Foi essa sensação futurista de sensores que trabalham para um bem-estar e principalmente um foco ecológico que me ligaram a esse projeto.

Atualmente estou trabalhando com Zigbee's e Matlab pra deixar tudo certo e encaminhado. Tenho até o fim do mês pra terminar o projeto e estou torcendo pra conseguir algo bem legal, pra se der sorte, conseguir publicar um trabalho ou algo do tipo. o/ Torçam por mim.

Isso é o que venho fazendo durante a semana, em horários comerciais, mas já no tempo livre que sobra, no tédio que assola, e no frio que incomoda, o que sobra é cozinhar e comer. :3

Pra começar pelo mais raro e mais gostoso: Cuscuz! Eu encomendei cuscuz pra uns amigos que estavam vindo pro UK, e pra namoradas de amigos também, ou seja, qualquer humano da face da terra que venha pra cá, eu peço pra trazer cuscuz. Aliás, porque vocês leitores que estão vindo em setembro não trazem cuscuz pra mim? Eu acho bem justo!

Não era só cuscuz, era cuscuz com feijão, arroz e carne. Feijão de feijoada! Enfim, minha vida é mais feliz com a possibilidade de fazer cuscuz!

Melhor aquisição culinária da vida: Cuscuz!
Minha cara amiga Lenita fez pizza, assim desde a massa até a cobertura. Eu tenho uma zica com as pizzas daqui porque elas são muito estranhas, então foi bom finalmente comer pizza gostosa e caseira.

Pizza das boas!
Como tudo que eu tenho vontade de comer eu mesmo preparo, sendo fácil ou difícil, possível ou impossível,  eu quis fazer pastel e fiz! Mais uma vez em parceria com Lenita que providenciou as coxinhas, fomos felizes mais uma vez! Só faltou o brigadeiro pra virar festa de criança!

Esqueci de dizer que é pastel de DIAMANTE NEGRO?
Coxinha! 
Como bom paraibano que sou, outra coisa que eu tinha na cabeça de fazer era Tapioca! Os mercadinhos chineses daqui vendem tapioca starch, e é quase perfeito. Fiz essa aqui embaixo que não ficou bonita mas ficou gostosa, e a melhor foi a de Nutella, que não apareceu em foto porque sumiu antes do botar ser apertado!

Ta-ta-tapioca ta-ta-tapioca!
Pra nivelar o índice de gordisse, eu tô na academia. Eu nunca tenho muito resultado não, mas entrei pra engordar. Então será possível que comer de tudo + fazer academia não me engorde pelo menos uns 5 quilos. 

Aqui em Coventry esses dias teve uma feira das nações, e adivinha quem tava lá marcando presença?


É sério que colocam uma barraca do Brasil de café? Quem sente falta de café onde tem uma starbucks em cada esquina? Cadê cuscuz nessa vida, feijoada, pastel, carne de sol, queijo de coalho, queijo de manteiga? Absurdo.


Enfim, tinha um bucadinho de nacionalidade e uma singela representação de cada uma. Nem fui na barraca do Brasil de tanto desgosto, mas aposto que nem eram brasileiros que estavam tomando de conta!

Pois é, essa tem sido minha vida nas últimas semanas: estudar, comer, dormir e escrever no blog! Claro que minha cabeça está a mil pra planejar as próximas viagens! Não consigo mais ver o tempo passar, ele simplesmente corre e cada dia eu fico mais desesperado. É muito lugar pra querer conhecer em tão pouco tempo. Fiz uma daytrip pra Londres sábado passado, então vou postar em breve.

Tenho recebido bastantes perguntas no ask.fm, e algumas foram bem interessantes. Inclusive acho que vou fazer outro post informativo de tão boas que estavam algumas perguntas. Dúvidas também? Pergunta lá  http://ask.fm/expressolondres. Abraço.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ai se eu te pego, Warsaw!


Nome: Varsóvia/Warsaw
País: Polônia/Poland
Língua Oficial: Polaco
Moeda: Zloty



Warsaw estava ali bem no meio da minha viagem, e logo depois do planejamento achei que ia poder descansar mais tempo lá, afinal não ia ter muita coisa pra ver, não ia ser tão legal quanto as outras cidades, e idiotices desse tipo. Manter as expectativas baixas é uma das melhores estratégias do mundo, nem que não seja proposital, te permitindo ter grandes surpresas - como eu tive - e descobrir as maravilhas que o mundo desconhece. Prepare-se, hoje eu vou te convencer a ir à Polônia. 

Foi ouvindo sobre o papel que a religião exercia na vida dos poloneses que eu pude perceber que a mesma coisa acontecia no Brasil, e que dificilmente a gente percebe a influência que a religião tem em certas atitudes no nosso dia a dia. 94% dos poloneses acreditam em Deus - com um número absoluto de católicos - e metade deles vão a Igreja pelo menos uma vez por semana. Talvez os brasileiros já não sejam mais tão fervorosos, porém compartilham bastante semelhanças.

Segundo a guia, a influência é tanta que até na hora que políticos precisam justificar decisões, abertamente se apoiam em preceitos cristãos, quando em tese, o Estado deveria ser laico. Como prova dessa imersão na política, há uma foto de um famoso político polonês que carrega no seu terno um broche em devoção à Black Madonna (Virgem Negra). Não só ele é devoto, a Polônia inteira é. Todas as Igrejas católicas por onde passei havia uma réplica dessa obra, e a crença é tanta que a guia contou de um costume que estudantes - não se resumindo apenas aos católicos - tem de pedir ajuda antes de provas difíceis e agradecer depois de bons resultados. Natal, Páscoa e feriados também carregam um simbolismo religioso na tradição de se passar com a família, mas uma vez distintamente das pessoas serem religiosos ou não.

Uma personalidade conseguiu carregar e talvez manter essa fé ainda mais viva: João Paulo II. Todo mundo o conhece como o Papa, mas na Polônia ele tinha um significado diferente, porque ele era polonês e claro que os poloneses sentiam um vínculo mais forte, chamando-o de 'O nosso Papa'. Assumindo o posto desde de 1978, muito gente lá nasceu e cresceu com esse homem, e nem é possível tentar explicar a devastação que foi quando ele morreu.

Esse conjunto de fatores 'modernos' contribui pra manter a religião como um fator consolidado, mas a base disso se construiu durante as guerras e um pouco antes disso.

"Até a Primeira Guerra Mundial, a Polônia simplesmente não existiu. Falar polonês era punido como crime. Demonstrar orgulho nacional era proibido. Mas a identidade polonesa sobreviveu na clandestinidade. Uma forma de preservá-la era ler a literatura épica de autores nacionalistas. Outro ato de amor à pátria era ser católico. A Polônia é um país majoritariamente católico há mil anos e está cercada por vizinhos protestantes e ortodoxos. Ser católico sempre foi sinônimo de ser patriota. Uma oração solitária dentro de casa era uma forma de resistir. (Trecho retirado de O Papa e a História)"
Partindo dessa transição da religião para a guerra surge outra característica polonesa digna de ser admirada: O Nacionalismo. O orgulho deles é tão forte que um dos dias mais importantes do ano é baseado numa derrota, 1º de Agosto de 1944, quando começou o Warsaw Uprising. Uma tentativa durante a Segunda Guerra Mundial de se livrar do domínio alemão onde as probabilidades de vencer eram quase impossíveis, e todos sabiam disso, mas eles preferiam morrer com dignidade à continuar naquele regime absurdo.
W-hour (Hora W) corresponde às 17:00 e marcou o início da revolta. Depois de algumas horas de luta, os civis decidiram ajudar a "Polish Resistance Home Army" construindo barricadas possibilitando uma estratégia mais defensiva. Essa revolta não duraria muito, e exatamente 63 dias de agonia e sofrimento depois, a única diferença vista era a baixa na população e a destruição completa da cidade. Uma revolta que tinha como objetivo não só a independência dos alemãos mas também barrar a entrada soviética. Resultado: em janeiro de 1945, 85% da cidade estava destruída, e nada havia sido conquistado.
Tive a sorte de estar no começo de agosto em Warsaw quando os cidadões enchem os marcos de barricadas com flores. Warsaw não esquece sua história, e muito menos a coragem daqueles que um dia deram suas vidas pra tentar fazer a diferença. Todo 1º de Agosto às 17 horas, uma sirene toca pela cidade e durante um minuto as pessoas param tudo que estão fazendo e ficam em silêncio em sinal de memória. Também presenciei a filmagem do filme City 44 que vem sendo muito esperado pelos poloneses pois retrata  justamente toda a história do Warsaw Uprising. Inclusive, vários civis se dispuseram a encenar de graça pra ajudar o filme a ser desenvolvido, e uma curiosidade é que serão 63 dias de filmagem, o mesmo número de dias que durou a revolta.
Se tive uma coisa que eu aprendi viajando é que você nunca deve subestimar qualquer cidade do mundo, pois ela certamente vai ter algo a te acrescentar, ainda mais se for uma capital. Warsaw tem muita coisa interessante, e  nesses dois fenômenos eu decidi dar mais atenção - ao invés de apenas riscar a superfície - porque foram as coisas que me marcaram e certamente não vão me deixar esquecer dessa cidade incrível nem tão cedo. Warsaw talvez entre fácil no seu coração, mas cuidado, uma hora ou outra ela pode querer se apossar dele!
The Little Soldier
Chegando em Warsaw de Trem partindo de Praga
Quando eu fui comprar o ticket desse trecho, aceitei a brilhante ideia de pegar um trem noturno, o que significa que eu iria ter que dormir no trem, mas brilhante ainda foi decidir ficar num cadeira ao invés de reservar uma cama em um vagão propício. Comprei por aqui (http://www.cd.cz/). Estrago feito, não tinha muito o que fazer. O trem partiria as 22:00 e chegaria as 7:00 do dia seguinte. Tudo parecia ótimo quando meu assento e o da minha companhia eram numa cabine de seis assentos só que não havia mais ninguém lá. Poderíamos dormir deitando sobre os três assentos e sermos felizes, mas felicidade de pobre acaba rápido, logo apareceu um casal estranho e tomou duas cadeiras da ponta.
Como foi logo no começo da viagem, quando ainda estávamos no processo de arranjar sono fazendo outras coisas, não teve muito problema. Estou com medo de descrever o que vem a seguir e tornar esse blog impróprio para menores de 18 anos, mas vamos lá. O rapaz começou a tirar os sapatos da mulher e massagear os pés dela, e depois de um tempo a mulher se levantou do nada e montou no rapaz. Sim, meu caros leitores espantados, imaginem eu que estava do lado. A moça resolveu tirar um cochilo (?) montado no rapaz, claro, normal, todo mundo faz, vamos montar no parceiro e dormir, numa cabine com duas outras pessoas.
Eu logo peguei um livro, embora continuasse sendo traído pela minha visão periférica. Não sei bem quantos minutos se passaram disso, mas uma parada depois eles foram embora, amém. Assim que eles saíram comecei a rir feito uma criança, primeira fase, depois a vergonha alheia me preencheu, e fechando a cortina tive minha primeira tentativa de dormir.
Foi uma noite terrível, entre momentos que eu acordava sozinho, ou tinha que acordar pra mostrar o bilhete, numa pseudo cama muito desconfortável. Depois chegaram mais pessoas pra cabine e nem deitado eu podia ficar mais, tinha que me apoiar na janela. Pior ainda, muita dor no pescoço. Acabei que fiquei acordado das 5 até a hora de chegar. Uma lição disso tudo: trem noturno só se for com cama e olhe lá!
Hostel
O hostel forneceu instruções bem claras do que fazer depois de chegar na estação de Warsaw, mas a gente foi muito burro e não conseguiu encontrar o ponto de ônibus de primeira. Foi fácil comprar o ticket na maquininha e minutos depois lá estava eu chegando no Hostel.
O nome do hostel era Hostel Helvetia e foi o melhor hostel e o mais barato que eu fiquei a viagem inteira. O quarto era projetado, cada um tinha um locker embaixo da cama, tudo muito organizado, e os banheiros eram excelentes. O café da manhã era simples mas tudo de muita qualidade. Tínhamos acessos a computador, videogame e DVD se quiséssemos. Foi lá que eu assisti pela primeira vez Batman o Cavaleiro das Trevas. :D
Roteiro
Claro que a primeira coisa do dia tinha que ser o que? Free Walking Tour. O Tour começa na Sigmund Column que é uma coluna em homenagem ao Rei Zygmund III que moveu o trono da cidade de Krakow para Warsaw. (Talvez vocês já tenham ouvido falar em Krakow como a cidade cultural da Polônia). A verdade é que a rixa entre as duas cidades surgiu dessa troca de cidade real que aconteceu porque o Palácio Real pegou fogo, então decidiram construir outro em Warsaw, então há pessoas de Krakow que até digam que foi tudo forjado pra haver a troca.
O Palácio Real fica bem ao lado, e depois de uma olhada superficial, não tem nada de chamativo. O mais interessante é que o Palácio foi reconstruído depois das guerras e o dinheiro veio da população que começou a doar anonimamente para conseguirem reeguer esse pedaço da história polonesa.
Bubbles
Interessante que no relógio que fica na torre do Palácio às 11:15 todos os dias do ano, aparece um cara que toca um trecho do hino (acho que polonês) duas vezes. Isso porque o relógio do antigo palácio parou exatamente nessa mesma hora, então quando reconstruíram o relógio partiu também desse mesmo horário, e tem também esse leve hino todo dia nessa hora.
O povo adora um sino!
Esse bendito sino é mais um daqueles símbolos de sorte. Olha a malandragem, você tem que dar três voltas ao redor do sino, pulando, em uma perna só. Tá pensando que o sino realiza desejo assim de graça? Tem que fazer papel de palhaço antes, rapaz!
Seguindo em direção à Old Market Square, outra que foi reconstruída exatamente como era antes depois da guerra, você vai encontrar uma (de várias) sereia bem no centro da praça. Essa sereia guerreira é o símbolo de Warsaw.

A lenda dela é meio sem graça, mas o significado de símbolo de garra e confiança que representa a cidade é bem legal. Falam também que ela é a irmã bad-ass da sereia em Copenhaguen. Claro que agora eu tenho a obrigação moral de ir visitar a irmã dela e mandar lembranças, né? Quem concorda?

 Guitarrinha à lá saci pererê
Passamos nessa espécie de gate/ponte que tem algum nome relacionado com cachorro :S Aproveitei pra fazer minha guitarrinha à lá saci pererê porque gostei do local.

Além do Papa João Paulo II que se você não sabia, agora deve saber que é polonês, quem mais te lembra da Polônia? Deixa eu te dar uma dica: Química. 

Museu da Marie Curie
Marie Curie. A famosa alquimista que descobriu os elementos Rádio e Polônio. E você achando que era coincidência que o nome do segundo elemento fosse esse. Bobinhos. Ela era polonesa, mas tinha esse nome francês, porque casou com um. Ela foi a única pessoa até agora a ganhar dois prêmios nobel em categorias diferentes, não me perguntem em quais. Essa foto aí em cima é do museu dela lá em Warsaw.

Bem aí ao lado era a rua que estavam gravando o filme City 44 que eu estava falando um pouco antes. Era bem perto daí também que tem um milk bar que eu não consegui comer :( Bem, pra quem não saber, milk bar é um tipo de restaurante comunista que serve comidas muito baratas, e vinha bem a calhar numa época como aquela. Hoje, alguns permanecem, porém cada vez mais desaparecem já que não conseguem lidar com os altos alugueis. Eu planejei comer nesse, só que as filmagens meio que fecharam o restaurante, fazer o que?

Little Soldier
Ali perto também tem o monumento do Little Soldier (Pequeno Soldado). É meio chocante ver uma estátua de uma criança em forma de soldado segurando uma arma. Os poloneses, no entanto, veem com outros olhos, como eu já falei, um sinal forte de patriotismo. As flores, guirlandas e tudo mais são em homenagem ao Warsaw Uprising, como eu também já expliquei lá em cima.

Nem preciso dizer que estava muito calor em Warsaw né? Pra variar. A cidade organizou umas mangueiras de bombeiro, sei lá, algo do tipo que ficava jorrando água eternamente. Eu passei por essa mangueira aí muitas vezes, e nem uma das vezes que fui faltou uma criança tomando banho. O legal é que os pais incentivavam, e até entravam na brincadeira. Era muito lindo de ver. Teve um neto que levou a avó numa cadeira de roda pra passar pelo jato, e todo mundo se divertiu. Teve até uma noiva e noivo que estavam tirando fotos pela redondeza e decidiram aderir. 

Arco-íris bumbunesco
Eu só fui uma vez, porque estava com dor de garganta. Infelizmente, mesmo tendo preparado meus remédios pra levar na viagem, acabei esquecendo, e chegando em Warsaw tive que ir numa farmácia, de todo jeito. Pra minha sorte, a mulher não falava inglês, então apontado pra minha garganta, ela me trouxe umas pastilhas que eu fiquei tomando de 3 em 3 horas. Voltei só no hostel pra pedir pra recepcionista ler e ver se não era veneno. Uma das recomendações era que não podia estar grávido, mas tive que arriscar a vida do meu neném pra curar minha garganta. Coisas da vida.

Também nessa área, havia um lindo Pizza Hut. :))))))))))))))))))))) Felicidade eterna. Praticamente todas minhas refeições foram lá - me julguem por não estar comendo comida local - mas eu tentei duas vezes comer em restaurantes típicos, mas uma foi a do milk bar e a outra tava lotado. Fui ser feliz comendo pizza e massas, ricamente, porque a moeda da coitada da polônia é EXCELENTE pra ser rico. Ficamos lá aguardando o pôr do sol, e a foto mais linda chegou.

Foto mais linda de todas!
Já no outro dia fomos até o distrito de praga. Tomei um caminho bem longo em que pudesse caminhar bastante, mas com exceção da ponte que ventava bastante, morri de calor no resto.

Ponte legal
Depois de andar, andar e andar...

Estátua legal
E andar mais um pouco, chegamos na Praga Catholic Cathedral. A Catedral é muito foda só porque ela tem uma torre com uma coroa 'entalada'. Ela é muito linda. Vale a pena visitar, e o interior da catedral é massa e de graça.

Frente da Catedral
Notem que tem outra mangueira daquela de se refrescar.

Lateral da Catedral
A torre com a coroa tá aqui!

Próximo a essa catedral tem outra catedral só que a ortodoxa, Orthodox Cathedral

Tão vendo que as portas estão fechadas?
A história de como eu entrei nessa Catedral é muito estranha. Primeiro que tinha um casal checando todas as portas pra entrar, mas como ele não teve êxito, nem me dei o trabalho de repetir as ações. Logo depois de eu tirar essa foto, lá vinha umas três senhoras beatas com o padre, provavelmente. Ele abriu a Catedral pra elas, e eu logo me aproximei até a porta pra ver se ele ia me deixar entrar, porém logo vi um cartaz dizendo que não podia entrar de short nem de sandália, e adivinha o que eu estava vestindo? Fiquei lá na porta então, só curiando, porque não ia ter jeito, até que o Padre aparece do nada e simplesmente faz um sinal para que eu entrasse.

Que cara do bem! Eu achei que ele não ia me deixar entrar nunca, e tal, só que mais uma vez Warsaw me surpreendeu. A Catedral aparenta ser grande mas é minúscula internamente. Vejam.



As beatas gaiatas!
Depois daí, fomos num shopping que ficava ali perto. Primeiro shopping que eu fui, eu acho, em outra país que não o UK. Comi e voltei pra luta que é ser turista. Caçando coisas legais no mapa descobri algo que eu nunca esperava encontrar: ursos. Melhor, ursos no meio da rua. Vivos e soltos. Ok, exagerei.


Eu quis dizer no meio da calçada e soltos dentro da casinha deles, mas mesmo assim! Eles ficam ali só fazendo charme pra gente se abestalhar e ir pro zoológico. Eles quase conseguiram, eu fui ainda até a porta, mas desisti porque estava morto de cansado e absolutamente exausto no calor que estava.

Urso 1: preguiçoso e antissocial
Urso 2: Observador.
Urso 2: Fotogênico e Simpático. Foto de perfil!
Esses ursos estavam melhor que eu nadando naquele calor da mulesta. Enfim.

Ponte voltando!
Voltando na outra ponte dá pra ver ao longe pela ponte que eu vim (Tá vendo como eu andei pra porra?) e também dá pra ver o estádio ao lado.

Agora vou exigir ainda mais da sabedoria de vocês. Quero mais duas personalidades famosas da Polônia. Vamos lá. Dica do primeiro. É o senhor dessa estátua abaixo.


Ok, Copérnico. That's all. Agora me digam o segundo. Um famoso compositor.



Se vocês entenderam bem o compositor é Chopin, nessa tumba ficou guardado o coração dele. Quando eu falei lá em cima: "Warsaw talvez entre fácil no seu coração, mas cuidado, uma hora ou outra ela pode querer se apossar dele!" eu falei sério. Warsaw tem essa brincadeira de gostar de corações. Quando Marie Curie morreu em Paris, e recusaram mandar o corpo de volta a Polônia, exigiram que ao menos o coração dela fosse enviado. O mesmo aconteceu com Chopin. Eles tem esse negócio que o coração do povo tem que voltar pra lá e isso me dá arrepios.

Junto a tumba à uma citação de São Mateus: "Where your treasure is, there will your heart be also." (Onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração também) Essa história não termina aqui, mas não posso dar spoilers da continuação que vem pela frente (me arrepiando agora mesmo). Quero pedir a todos aqueles que acompanham as viagem do blog que lembrem dessa citação quando eu fizer o post de Roma.


Outra coisa que me marcou em Warsaw foi a musicalidade. Na rua principal que eu ia do Hostel até o centro era simplesmente lotado de gente tocando instrumentos clássicos e sempre muito bem, esbanjando talento, batalhando moedinha à moedinha com toda a concorrência de músicos. E claro que não podia faltar sanfoneiros. Voltando bem rapidinho lá na Old Market Square só pra eu explicar o título do post.

Sábado lá na praça
O sanfoneiro começou a tocar
E ia passando um turista
Tomei coragem e parei pra escutar.

Nossa, Nossa, não tô acreditando
É 'Ai se eu te pego', É 'Ai se eu te pego'
Jesus, Jesus, como isso chegou aqui?
É 'Ai se eu te pego', É 'Ai se eu te pego'


Se você não conseguiu sacar, tinha um sanfoneiro que tocava 'Ai se eu te pego' e de bônus, 'Tchechereretcheche'. E não foi só uma vez, foram pelo menos 3 vezes. Não na mesma hora, ele sempre mudava de lugar, e eu não sei que macumba era aquela, mas toda vez que eu passava ele tocava a bendita da música. Ou eu tenho muita cara de brasileiro, ou foi só azar desse hit em Warsaw mesmo.

Eu só não posso terminar esse post sem antes falar em Vodka. Não sabe-se a origem exata da bebida, mas temos certezas das raízes polonesas. Coisas que aprendi na Polônia: nunca entre numa competição de bebida com um polonês, e só existe um jeito de escapar da proposta "Venha beber comigo". Você tem que dizer que está dirigindo ou vai dirigir, porque em outro caso vão ficar ofendidos achando que você não gostou da pessoa. Hilário. 


O shot que fiquei deve(bebe)ndo foi dessa bebida aí em cima. Falaram que ela é a perfeita combinação com suco de maçã. Se no aeroporto eu tivesse achado numa versão BEM menor eu teria comprado pra provar, mas infelizmente só tinha essa garrafa gigante. Vocês já sabem que eu não bebo, mas não perco a oportunidade de provar de tudo.


A Polônia foi isso tudo de bom. Foi música, foi aula de orgulho, humildade e união. A única coisa ruim foi eu ter ficado com dor de garganta, mas todo o resto contribuiu para uma estadia perfeita nessa cidade fantástica que eu recomendo a todo mundo conhecer. Não hesite, vá ser feliz em Warsaw!


Confira outros destinos na seção Já fui.

Gostou da postagem? Curta o ExpressoLondres no facebook aqui.