quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Manual do Intercambista - Dicas pro IELTS

Visto que o abriram mais editais pro Ciências sem Fronteiras agora e vão haver centenas de estudantes desesperados se perguntando e me perguntando o que é IELTS, como eu fiz pra passar, como é a prova, como eu estudei, e perguntas desse tipo, resolvi fazer esse post tutorial sobre todas as informações que eu consegui recolher pra ajudá-los nessa fase inicial desse longo processo que vai vir pela frente. A primeira coisa que eu gostaria de deixar claro é que entender o estilo da prova é fundamental, porque o segredo de tudo é se adaptar à esse estilo e trabalhar as melhores abordagens (aquelas que funcionem pra você) a fim de que você consiga tirar o máximo do teste.

O que é IELTS?

Internacional English Language Test System, ou seja, é uma exame de proficiência que serve pra medir seu inglês. 

Para qual tipo de IELTS eu devo me inscrever?

Você deve saber que há dois tipos de IELTS: General Training e Academic. O General Training é usado pra quem vai emigrar pra algum país em busca de trabalho, enquanto o Academic é pra quem pretende fazer intercâmbio, que é o nosso caso.

Quanto custa?

Na minha época custava 440,00 mas agora tá mais caro e custa 500,00. Isso se chama muita procura pra pouca oferta. Vamos botando a mão no bolso dos pais.

Onde é que eu posso me inscrever?

A inscrição que eu fiz foi online. Realmente não sei se você pode ir direto no centro fazer lá, mas enfim, o link pra inscrição online tá aqui.
Link: http://takeielts.britishcouncil.org/book-your-test/book-now

Como é o formato do IELTS?

O IELTS testa quatro componentes/bandas: Listening, Reading, Writing e Speaking. A sua nota vai ser a média entre as quatros notas que você conseguir em cada banda. As notas vão de 0 (caso você não compareça, pois se você comparecer ganha 1, olha que útil o/) até 9. Se eu não me engano o edital do UK exige que você consiga pelo menos 5,5 em cada banda do exame para intercâmbio sem curso de inglês, e 4,5 com curso de inglês.

Quando eu tenho acesso ao meu resultado?

Você tem acesso online ao seu resultado em 13 dias corridos e em 20 dias você recebe seu resultado pelo correio.

Speaking

Skills assessed: A wide range of speaking skills is assessed, including the ability to communicate opinions and information on everyday topics and common experiences and situations by answering a range of questions; the ability to speak at length on a given topic using appropriate language and organising ideas coherently; and the ability to express and justify opinions and to analyse, discuss and speculate about issues.

O Speaking é feito através de uma entrevista individual com um entrevistador e é geralmente feita antes da prova escrita que testa o resto das bandas. Sua duração é entre 11 e 14 minutos como vocês vão entender pelas seções que vem a seguir. O speaking segue 3 partes:

Parte 1 Introduction and interview (4-5 minutes)
The examiner introduces him/herself and asks the candidate to introduce him/herself and confirm his/her identity. The examiner asks the candidate general questions on familiar topics, e.g. home, family, work, studies and interests.

Ou seja, essa é a parte mais simples do exame, onde seu inglês ainda está na zona de conforto, pois é um inglês básico que não exige muito de você, afinal você estará falando de você mesmo, ou seja, território conhecido. O teste começa justamente por essa parte pra funcionar como um "ice breaker" e te deixar mais relaxado pra próximas seções que vão te fazer pensar um pouco mais. Essa seção é aquela que dá pra você ir muito bem, principalmente por ser a mais fácil de treinar.  

Part 2 Individual long turn (3-4 minutes)
The examiner gives the candidate a task card which asks the candidate to talk about a particular topic and which includes points which the candidate can cover in their talk. The candidate is given 1 minute to prepare their talk, and is given a pencil and paper to make notes. The candidate talks for 1-2 minutes on the topic. The examiner then asks the candidate one or two questions on the same topic.

Bem, aqui a brincadeira começa a ficar mais séria. Até onde eu sei o tema a ser definido é de escolha "livre" do entrevistador, então basicamente você tem que rezar pra que a pessoa que vai estar aplicando a prova alivie pro seu lado e escolha algo razoável. Por exemplo, no dia anterior ao meu, o tema da minha amiga foram paisagens naturais. Ele pediu pra ela descrever uma paisagem natural que ela tinha vontade de conhecer. No meu caso, meu tema foi crescimento urbano, e se eu não me engano eu tinha que explicar o porquê e as consequências. Nessa parte provavelmente vai ser algo mais descritivo, que você tenha que fornecer detalhes sobre alguma coisa, e como é algo que depende totalmente da sua opinião, você pode criar, ou mentir à seu favor, contanto que a resposta esteja dentro da pergunta. 

Part 3 Two-way discussion (4-5 minutes)
The examiner asks further questions which are connected to the topic of Part 2. These questions give the candidate an opportunity to discuss more abstract issues and ideas.

Aqui pra mim é a parte mais chata do Speaking em que eles estão basicamente testando seu "range" de vocabulário. No meu caso, as perguntas foram bem parecidas, embora mostrassem focos diferentes. Se seu vocabulário não é muito amplo - como aconteceu comigo - a gente fica dependendo dos mesmos verbos pra nos expressarmos, e provavelmente perderemos pontos por isso. É aqui também que ele vai testar a sua articulação na hora de formular uma opinião e de exprimir suas ideias.

Obs.: Caso você não entenda a pergunta do entrevistador, não há problemas em pedir pra repetir a pergunta. Até onde eu sei, não haverá decréscimo na pontuação por esse motivo.

Como estudar pro Speaking?

- Ensaiar a Parte 1 como eu já disse, pois ela é bem clássica.
- Se você não está cursando inglês atualmente, procure rodas de conversação, procure chats online que tem estrangeiros, pega um amigo que é próximo seu e que você não tenha vergonha pra conversar, ou seja, SPEAK UP! Não tem outro jeito pra treinar que não falando.
- Pro meu caso, eu geralmente abria sites aleatórios, ou pensava em temas aleatórios e começava a falar sozinho porque eu sou desses maníacos que você passa na rua e vê falando sozinho. Aproveitei essa mania interessante minha pra treinar meu speaking porque sim.
- Pegar um livro interessante em inglês e ler em voz alta funcionou pra mim também, principalmente pra treinar minha articulação, meu ritmo de fala, as pausas e etc. Pra quem fala rápido, o ideal é que se acostume a falar um pouco mais devagar, porque se você tiver aquele "branco" e não lembrar aquele conectivo ou aquela palavra que sempre some no momento que você mais precisa, o tempo que você para pra pensar num sinônimo ou numa rota alternativa de pensamento não vai ficar tão aparente se você falar num ritmo mais lento, enquanto que se você fala rápido vai ficar bem notório, e não esqueçam que fluência com certeza é um dos critérios que está sendo avaliado.
- Eu escrevi centenas e centenas de conectivos que o inglês possui e fui aprendendo a usar vários deles que eu não conhecia pra treinar tanto pro speaking como pro writing, pois a articulação pela aplicação deles é importantíssima, então aconselho fazer isso também.
- Grave você falando. Isso vai te ajudar a reconhecer seus erros de pronúncia, talvez algum vício linguístico que você desconheça.

Listening

Então, o listening tem 40 questões e o tempo é de mais ou menos 30 minutos que vai ser dividido em partes, então você não tem muito como controlar. O áudio vai te dizendo quanto tempo você vai tendo pra cada seção e se eu não me engano no fim tem 10 minutos pra transferir as respostas (e chutar o que você não escutou. Acredite em mim quando eu digo CHUTAR porque é escolher uma palavra/número/letra dentre o vocabulário inglês todo)

A variety of question types is used, chosen from the following: multiple choice, matching, plan/map/diagram labelling, form completion, note completion, table completion, flow-chart completion, summary completion, sentence completion, short-answer questions.

Test Parts: There are 4 sections
Section 1 is a conversation between two people set in an everyday social context (e.g. a conversation in an accommodation agency)
Section 2 is a monologue set in an everyday social context (e.g. a speech about local facilities or a talk about the arrangements for meals during a conference)
Section 3 is a conversation between up to four people set in an educational or training context (e.g. a university tutor and a student discussing an assignment, or a group of students planning a research project)
Section 4 is a monologue on an academic subject (e.g. a university lecture)

Que eu saiba, não tem como se preparar pra cada seção que não pegando provas e fazendo. Eu só sei que, ao meu ver, o nível de dificuldade vai aumentando a medida que a prova vai se encaminhando pro fim, porque as primeiras respostas são números, palavras básicas, nomes soletrados... E no fim na seção quatro são coisas de um assunto mais específico. Minha seção 4 eu lembro bem que foi sobre fósseis, escavações. Seção 3 foi sobre um projeto arquitetônico.

Each section is heard once only
A variety of voices and native-speaker accents is used.

Pois é, cada áudio, digo cada seção, só passa uma vez. Antes do áudio da seção começar ele vai dar um certo período de tempo (que não é muito) pra você dar uma "lida" (vulgo dar uma olhada por cima nos pontos principais) e logo já começa a conversação.

Sobre as vozes podem ser japoneses, indianos ou próprios britânicos falando mas qual deles vai ser não é possível saber.

Como estudar pro Listening?

- Minha recomendação inicial e geral é que você deve assistir séries sem legenda. Acho que é improvável que você caro leitor que está lendo isso, aqui e agora, não assista séries. Então, pegue suas queridas e amadas companheiras de momentos de não-estudo e transforme em tempo útil. No começo vai ser um saco, eu confesso, tem pedaços de temporadas que até hoje eu não entendo muito bem o que foi que aconteceu porque eu não tinha paciência pra assistir com legenda de novo depois, porém a gente tá numa situação de make-or-break. Então vale o sacrifício. Vai ser bom pra adaptar seu ouvido a prestar atenção mais no que se fala do que ler o que tá passando na legenda.
- Me aconselharam também a ouvir rádios da BBC qualquer hora, qualquer dia, qualquer lugar.
- Pra estudar pro Listening do IELTS só fazendo provas que estão pela internet esperando pra ser descobertas mesmo. (Vou colocar uns links no fim do post)
- Vocês vão perceber que no começo é bem fácil perder algumas respostas porque elas passaram por você sem perceber e pior, por ficar esperando aquela respostas você vai perdendo outras, então o segredo vai ser basicamente prestar MUITA ATENÇÃO no listening e ter um certo timing pra desistir daquela resposta e partir pra próxima. (Mesmo eu estando ciente disso, eu perdi umas 3 respostas na prova no dia que eu fiz pra vocês entenderem como isso é fácil de acontecer)
- Vocês também vão perceber na prova que eles repetem certas sentenças pra te fazer confundir na resposta. Em certos momentos algo é afirmado, e logo em seguida a pessoa do áudio larga um sorry e diz que se confundiu e passa a resposta correta. Então cuidado pra pegar a informação certa, porque quando no áudio estão "corrigindo" a resposta, você tá no papel passando a primeira resposta e nem ouvindo.
- Outra coisa interessante é ter em mente um resumo de tudo que foi falado nas conversas porque eventualmente você vai ter que chutar uma resposta e sem um contexto fica bem difícil, caro amigo.
- Um segredo é saber gerenciar aqueles segundos iniciais que você tem pra ler as questões antes do áudio da seção começar. Você tem que decidir se vai usá-lo pra dar uma olhada geral nas perguntas ou se vai ler as primeiras perguntas mais especificamente, ou então as últimas que são mais complicadas... Bem, mas isso fica à seu critério. Suit yourself.
- E outra, se você acaba de responder rápido as perguntas da seção, dá pra começar a olhar as questões da próxima seção mesmo antes do áudio mandar você fazer isso (embora seja difícil porque geralmente você tá lá chutando respostas que você não marcou).
- Outra coisa que eu lembrei. Lá no listening tem umas seções que ele vai dizer NO MORE THAN TWO WORDS. Então nesse exemplo, obviamente as respostas serão no máximo com duas palavras, mas as vezes a expressão que você ouviu tem 3 ou 4, porque inclui preposições, então é necessário muita atenção pra não passar isso pra folha de respostas.
- Ainda nesse critério, QUALQUER erro na palavra, seja uma letra a mais ou a menos é classificada como erro. Não tem perdão. :(

Reading

Olha chegamos na parte mais feliz do teste que é o reading. Geralmente a maioria das pessoas tem facilidade com o reading porque a informação tá ali na sua frente e você tem que basicamente interpretá-la. Você vai ter 60 minutos, já incluso o tempo de passar as respostas pro gabarito, pra ler 3 textos e responder 40 questões sobre eles. Assim como no listening, os tipos de questões variam e pra conhecer elas só pegando um teste mesmo. Adianto que as piores são as que dão resumos de parágrafos e te pedem deixá-los em ordem. 

Test Parts: There are 3 sections
The total text length is 2,150-2,750 words
Each section contains one long text. Texts are authentic and are taken from books, journals, magazines and newspapers. They have been written for a non-specialist audience and are on academic topics of general interest. Texts are appropriate to, and accessible to, candidates entering undergraduate or postgraduate courses or seeking professional registration. Texts range from the descriptive and factual to the discursive and analytical. Texts may contain non-verbal materials such as diagrams, graphs or illustrations. If texts contain technical terms, then a simple glossary is provided.

Então, os textos são ~aleatórios mas são de fácil entendimento, porém de tópicos não-tão-interessantes assim as vezes. Reading de longe é a prova mais fácil de treinar e é a que pode te dar uma média bem boa pra compensar a lapada nas outras bandas. Então sem muitos arrodeios, vamos às dicas. 

Como estudar pro Reading?

- Ler é sempre bom né? Sites de notícia, livros, letras de música, rótulo de produtos importados (esse último pros ricos).
- Eu fico repetindo essa questão de "approach" mas é porque eu acredito que cada um tem uma forma pra se dar melhor. Tem gente que não lê os textos inteiros, faz um leitura superficial e marca parte que pareçam importantes. Tem gente que lê o texto todinho e depois vai pras questões. Eu, particularmente, lia as questões bem por cima pra ter mais ou menos uma ideia do que iria ser perguntado, porque pra mim fica mais fácil identificar depois.
- O reading mais uma vez gira em torno do gerenciamento de tempo. Bom ficar de olho no relógio pra não perder muito tempo num texto, nem esquecer de passar as respostas pra o gabarito.

Writing
Tasks: There are 2 tasks
Candidates are required to write at least 150 words for Task 1 and at least 250 words for Task 2
Timing: 60 minutes

Então chegamos na parte mais desafiadora, na minha opinião. Uma hora pra interpretar, escrever e revisar dois textos que somados devem dar pelo menos 400 palavras é pouco, logo exige bastante treino. Vamos lá às duas tasks que temos que escrever.

Test Parts: There are 2 parts
In Task 1, candidates are presented with a graph, table, chart or diagram and are asked to describe, summarise or explain the information in their own words. They may be asked to describe and explain data, describe the stages of a process, how something works or describe an object or 
event.

Nessa primeira task há uma vocabulário bem específico de verbos pra descrever gráficos que eu não era muito familiarizado. Na verdade, tem um vocabulário "melhor" pra cada tipo de estrutura, e isso tem que ser pesquisado, definido e aprendido. Algo importante aqui é lembrar que seu trabalho é apenas DESCREVER logo não se deve emitir nenhum tipo de opinião.

In Task 2, candidates are asked to write an essay in response to a point of view, argument or problem. The issues raised are of general interest to, suitable for and easily understood by candidates entering undergraduate or postgraduate studies or seeking professional registration.
Responses to Task 1 and Task 2 should be written in a formal style

Já aqui nessa segunda task você perde toda sua imparcialidade. Lembro que o tema da minha task 2 foi sobre "O poder de influência de famosos sobre os adolescentes". Basicamente ele queria que você dissesse se você achava que era bom, ou ruim, ou ambos, enfim, falasse sobre isso.

O recomendado é que você passe 20 minutos escrevendo a primeira task e 40 minutos na segunda. Sabe-se também que a Task 2 vale o DOBRO da Task 1.

Como estudar pro Writing?

- Primeira recomendação. Como eu acabei de falar ali em cima, como a Task 2 vale o dobro da Task 1 seria interessante começar pela Task 2, afinal na pior das hipóteses se você não conseguir acabar a Task 1, pelo menos você tem chance de conseguir 2/3 dos pontos.
- Prática, prática, prática. Sim, esse é o pior que tem de treinar porque tem que sentar a bundinha na cadeira, pegar os temas e sair escrevendo, mas sério, deem atenção porque sem prática fica difícil render o suficiente em 60 minutos, como eu já afirmei, que acho beeeem pouco. Eu mesmo terminei a Task 1 correndoooo. Inclusive eu me confundi nos gráficos e saí correndo pra trocar o nome das coisas, e no fim ficou um espaço em branco que eu apaguei e não consegui reescrever --' Mas sobrevivi.
- Como eu também disse ali em cima, seria bom descobrir um vocabulário específico pros gráficos, tabelas, e afins. Eu fiz um resumo disso num caderninho, porém emprestei pra uma amiga que vai estar fazendo o IELTS senão eu criaria coragem e escreveria aqui. Mas eu catei isso basicamente no Road to IELTS que eu vou falar mais ali embaixo.
- Não adianta escrever as Tasks se você não arranjar quem corrija, afinal você precisa ter erros pra saber o que tá fazendo de errado.
- Atentem ao limite MÍNIMO de palavras. 150 pra primeira, 250 pra segunda. Pra não ter que contar quantas palavras eu tinha escrito no fim (embora eu tenha contado por insegurança) eu meio que depois de escrever muitas task fiz uma média de quanto eu escrevi mais ou menos por linha e por parágrafo. Cada letra varia, então sua média é diferente. Daí se você escrevesse acima de uma certa quantidade de linhas mais uma margem de erro com certeza teria superado o limite esperado. Funcionou pra mim. Sim, eu sou de engenharia e faço essas contas porque sim.

Road to IELTS

O British Council oferece um software, por assim dizer, que tem uns exercícios assim como ótimas e excelentes dicas pra cada área do exame. Se você não fez sua inscrição ainda, você tem 10 horas com recursos limitados, porém no momento que sua inscrição é confirmada, você tem 20 horas de acesso ilimitado com muito vocabulário, questões e enfim, tudo que você precisa. Eu tirei vocabulário pro Speaking, e Writing tudo daí, basicamente, pra vocês terem uma ideia.
Link: http://www.britishcouncil.org.np/exam/ielts/courses-resources/road-ielts

Caso vocês estejam curiosos minhas notas no IELTS foram:
Speaking: 6,0 Writing: 6,0 Listening: 6,5 Reading: 8,0 Overall: 6,5

Com meu 6,5 e banda mínima de 6,0 eu podia aplicar pra qualquer universidade disponível no meu edital, o que me deixou extremamente feliz. Bem, desejo à vocês boa sorte, e se tiverem mais dúvidas deixem aí nos comentários que se eu souber responder, eu responderei, ou então perguntem no Ask.fm. Deixo uns links interessantes abaixo que valem a pena ser conferidos que tem exemplos de provas e informações interessantes.

As informações sobre o estilo de prova foram tirados desse arquivo. Lá tem inclusive, anexado, as folhas de gabarito pra terem ideia do formato.

Booklet: http://takeielts.britishcouncil.org/sites/default/files/Information_for_Candidates_booklet.pdf

Leitura aconselhada:

Em todos esses sites tem algumas provas do IELTS, e não deve ser difícil de encontrar mais provas internet afora.