segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cartões-postais: Carta viva, boa nova.

À pedido da leitora Kelly Barros.

Cartão-postal era uma das coisas das quais eu nunca tinha gostado, até eu virar um intercambista, claro. Datado em sua primeira aparição talvez em 1840, pra variar em Londres, esse aspirante a carta tem alegrado a vida de parentes, amigos e relacionados desde então. Como eu disse, eu não gostava desse senhor chamado cartão-postal porque não venho de uma família que tem  por hábito viajar e mandar cartões pros parentes :'( Pra quebrar esse indigno paradigma, resolvi fazer exatamente o oposto, virar uma colecionador, e enviar de todos os cantos que visitar cartões para minha família.

Desde então tenho tentado seguir à risca essa tarefa porque nem sempre é fácil estar num país aleatório e conseguir mandar coisas pelos correio, principalmente porque você tem que achar o correio primeiro. Como você sabem no Easter Break viajei para nada menos que meio mundo, desde a Croácia, até França e Espanha. Felizmente, selos já são vendidos em outros locais que não correios, e na Croácia em Zadar consegui comprar no mesmo lugar que comprei o Cartão-Postal e não custa nada perguntar se tem um correio perto ou aquelas caixas de carta no meio da rua. 

A primeira coisa que eu descobri é que quando você manda um cartão-postal overseas - pro outro lado do mar - você geralmente tem que por 'algo a mais'. Aqui no Reino Unido eles acrescentam um selo retangular azul, esse ao lado. Não me perguntem quanto custa, porque da vez que eu mandei foram 4 de uma vez e eu não lembro quanto era. Resumindo, eles vão colar esse selo azul e um selo normal. Os primeiros que eu enviei deram sorte e chegaram rápido, mas o comum é que demore um bucadinho.

Esse padrão meio que se repete para os outros países. Sempre me aconselhavam a por dois selos, não sei se estavam me enrolando, mas enfim. Ainda mais se o cartão postal for diferente do ordinário, como foi por exemplo o meu cartão postal da Croácia, que se abria em 10 paisagens, ou o da França que quando você puxava aparecia o Rinocerante. Meu predileto até agora.

Pegou...
Puxou.
Em Mallorca, o lugar que me indicaram pra comprar selo em Magalluf era bem perto do Hotel que ficamos, e o nome do lugar era algo com 'tabaco'. Me desculpem, mas sou um completo leigo em espanhol, mas pra quem conhece, espero que isso 'ring a bell in your head'. Ele tinha um catálogo de selos e era bem legal de escolher. Ele foi bem calmo pra me explicar que aconselhava por mais de um selo nesse do de Marseille  pelo fato de pesar mais e ser diferente. (Não deu tempo mandar da França, porque foi muito rápido e o correio fechou antes que eu fosse embora) então mandei lá de Mallorca com outro. O dá Croácia também não consegui mandar, mas deixei selado na mão do dono do hostel e eles falou que postaria sem problemas - também com dois selos. Chegaram o da Espanha e da França, mas o da Croácia demorou muito à chegar,  tanto que eu já havia perdido as esperanças - 1 mês e meio - até que meus pais vieram com a boa notícia.

Felizmente os cartões postais sempre chegam em boas condições. Cá pra nós, pode ser os dois selos que dão um tratamento especial. USHAUSH Enfim, isso é tudo. Espero que tenha dado pra esclarecer. Postarei  minha 'coleção' mais pra frente, quando tiver mais países visitados :) Contraditoriamente, um que mandei de Liverpool não chegou :( Espero que chegue um dia, mas agora tá difícil.

Obs.: Pra quem se perguntou onde serão as próximas paradas do Expresso Londres - Eurotrip II \o/ - após terem acertado sobre a Hungria - Budapeste, ou outros dois são Eslováquia - Bratislava e Áustria - Viena.

Gostou da postagem? Curta o ExpressoLondres no facebook aqui.

6 comentários:

  1. Que felicidade ver que você fez um post só pra esclarecer as minhas dúvidas, muito obrigada. Confesso que minha cara queimou quando vi meu nome, hahaha, mas estou muito agradecida de saber desses detalhes, como o segundo selo. Só viajei aqui no Brasil, então nunca prestei atenção a esses detalhes, mas é sempre bom saber pra que os cartões possam mesmo chegar. Eu acho uma excelente lembrança, fora que é baratinha né? Bjos

    ResponderExcluir
  2. e ai menino, quantos Países mais? estou curiosa... tbm adoro viajar... rsrrs
    bjs

    Katia Cruz

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de post! Eu tenho uma duvida boba: precisa enviar com envelope?!?!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal vou direto ao assunto espero que me ajudem enviaram um postal da Espanha Madrid cerca dia 15 de Dezembro e nada até agora é para Cwb Pr Brasil e nem sinal de vida do meu postal, amigos do blog podem me ajudae? Como prazos etc

    ResponderExcluir