sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Passo 2: Ser homologado pela IES - Concluído.

Hoje, para o meu alívio, fui homologado pela minha IES - Instituição de Ensino Superior. Sim, existe um processo seletivo para cada universidade. Agora é esperar que o chefão, o CNPQ, me aceite também e eu estarei praticamente tomando chá com Beth. Boa sorte a quem estiver participando.

Quer ver mais postagens específicas pro Ciências sem Fronteiras? Clique aqui.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Satisfaction

I'm back. Demorei meses para postar novamente. O que aconteceu? Sou universitário. Hoje, completo 4 meses desde que tive uma aula da faculdade. A preguiça toma conta de você. O facebook te vicia nele e você não tem vontade de fazer mais nada. Mas o principal mesmo foi o programa de intercâmbio do governo, Ciências Sem Fronteiras. Se vocês voltarem a primeira postagem do meu blog, minha viagem só mudaria de rumo caso rolasse o intercâmbio, e nesse momento estou tentando fazer rolar.

Bem, desde Maio rolava a expectativa de sair UK como opção para intercâmbio e saiu. A partir daí marquei meu exame de proficiência, um mês pra frente. 25 de agosto. Eu tinha exatamente um mês para estudar para esse exame. Vejam bem minha situação. Estou no meio de um curso de inglês. Interlink 5 da Cultura Inglesa. Quem acabou pode ter uma referência. Nem mesmo eu sei quantos estágios tem pra frente. Eu fiquei meio desesperado. Eu precisava tirar pelo menos 5.5 em cada banda. Depois de muito estudo - nem tanto como deveria - e agonia o resultado saiu, dia 06/09. Overall: 6.5 com nenhuma banda menor que 6. Fiquei super feliz. Primeiro passo dado.

A inscrição para o CsF foi agora até o dia 14 de Setembro. Precisávamos nos escrever no site e nas IES - Instituição de Ensino Superior. Ou seja, nossas universidades. Pra começar, muita burocracia. Primeiro: Atualizar o Lattes e conseguir toda a documentação para comprovar o que tem nele. Segundo: Histórico atualizado e com visto do Coordenador. Terceiro: Duas Cartas de Recomendação de professores diferentes. Isso era só pra minha universidade. No site só precisa do histórico, comprovante do exame de proficiência - nota, caso você já tenha ou recibo, caso ainda vá fazer a prova -, comprovante de iniciação - científica, tecnológica ou à docência - e por último comprovante de premiação em olimpíadas

Estou inscrito. Sempre fica aquela medo de faltar alguma coisa. Me certifiquei várias vezes sobre todos os documentos, li e reli o edital repetidamente. Não pode dar nada errado. Simplesmente não pode. Meu CRE não é lá essas coisas, mas é acima de 7. Tirei acima do necessário no IELTS, meu lattes é até bom e tenho Enem com média acima de 600 pontos. Teoricamente não há razão para não me homologarem, mas nunca se sabe. Vamos esperar que ocorra tudo bem. Dizem que uma vez que você é homologado, a chance de ser alocado é praticamente 100%, mesmo que não em uma das 3 universidades que você escolheu. Ah é, esqueci de dizer. Ainda tem mais inscrição. Uma muito maior e mais detalhada. 

Inscrever-se nas UCAS é até melhor, porque você já tá quase dentro do UK. Mas é cansativo, principalmente porque o prazo dela só é até 01 de outubro e a homologação pode ser enviada até esse dia também, então você já tem que começar a se inscrever com antecedência - o que você vai preenchendo fica salvo. O ruim é que todos se inscrevem no escuro, sem ao menos saber se a inscrição foi homologada. Enfim, estou trabalhando no meu Personal Statement, uma 'carta' falando sobre mim para a submissão as universidades que escolhi. 

Má notícia. A  greve acabou. As aulas voltam daqui a uma semana. Isso mesmo, estou lascado. Podem rir. Acabaram? Errrrr Ou seja, é muita burocracia. Uma vez que eu passe ainda tenho que correr atrás de visto. Sim, eu não tinha passaporte. Fui fazer. Por sorte, na minha cidade, João Pessoa, a PF não está em greve a ponto de não fazer Passaporte, outras cidades estão. Torçam por mim.

Agora vocês talvez me perguntem porque eu falei toda essa baboseira. Bem, se bem sucedido nessa inscrição irei passar UM ANO no UK e não conhecerei apenas Londres. Conhecerei inúmeras cidades do Reino Unido e ainda tentarei fazer o velho mochilão pela Europa. Ou seja, vocês também sairão ganhando. Pra quem leu esse post até o final, obrigado pela atenção. Tentarei dar umas dicas e esclarecer o processo o máximo que possível para os futuros pupilos que tentarem o intercâmbio. Até a próxima postagem.

Quer ver mais postagens específicas pro Ciências sem Fronteiras? Clique aqui.