sábado, 27 de setembro de 2014

Roteiro de Natal em Londres - Parte I

Em Dezembro do ano passado eu fui à Londres duas vezes: uma sozinho pra assistir um show de Two Door Cinema Club e outra com meus pais que foram lá me visitar. Então vou transformar esse relato em um roteiro natalino já que muitos dos pontos turísticos de Londres foram "natalinizados". Vou dividir o roteiro em duas partes, essa vai ser a primeira que eu fui sozinho e depois eu completo com a parte que eu fiz com meus pais, e que vai incluir pontos bem mais tradicionais.

Eu já vinha antecipando a data 13/12/14 há pelo menos uns dois meses, porque eu havia comprado um ingresso para um show de minha banda predileta Two Door Cinema Club e logo já vinha planejando essa ida à Londres. O show foi na Arena O2 começou pontualmente as 20:00 e terminou por volta das 23:00. Era impressionante que até as trocas de banda eram pontuais, tudo no horário certo, sem um minuto de atraso.

Eu numa cadeira bem pertinho do céu. Sentado à direita de Jesus Cristo.
Breve resumo do show: Foi o último show da temporada e de maior público da banda. Ou seja, melhor sexta-feira 13 da minha vida. Agora umas informações úteis se algum de vocês for em algum show na Arena O2. Eles não deixam levar nenhum tipo de aparelho que grave os shows, com exceção de celular, até porque eles não tem muita opção, e eu tenho a leve sensação que em algum momento os seguranças foram na minha seção procurando "algo" provavelmente porque viram alguém gravando alguma coisa. Se vocês estiverem com fome, comam antes de ir pra lá, porque apesar de haver algumas dezenas de opções na Arena O2 (além de casa de show também tem basicamente um shopping lá dentro) tudo é mais caro pela localização estratégica. Então comam antes, ou levem comidinha.

A melhor forma de chegar lá creio que seja pelo Underground mesmo na estação North Greenwich. A minha preocupação era a volta. Por ser tarde, fiquei com medo de "engarrafar" e eu não conseguir tube para o meu destino, mas logo que eu saí da Arena tinham muitos policiais fazendo um cordão de isolamento e organizando todo o fluxo pra estação de metrô. Londres, como sempre, exemplo de organização.

No dia seguinte, eu comecei o roteiro pela estação London Bridge atendida tanto pela Jubilee quanto pela Northern Line. Eu fui pra lá no objetivo de dar uma passada no Borough Market que é um mercado de comidas irresistíveis, que só foram resistíveis pra mim porque eu havia acabado de tomar café da manhã, e mesmo assim foi difícil.

Bem na entrada do mercado
Também não tem fotos aqui porque tava bem difícil me movimentar, e se eu fosse tirar uma foto de cada tipo de comida que tinha lá, eu iria ter que mudar o tema do blog de viagem para gastronomia. Bem na saída do Borough Market, você pode encontrar uns pinheiros de verdade, e não aqueles artificiais que a gente comprar aqui no Brasil.

Loja de pinheiros na saída do Borough Market
Lá perto eu descobri dois lugares interessantes que eu não fazia ideia que existiam. O primeiro foi o Before I Die um projeto de arte que deixou um paredão livre para que as pessoas escrevessem seus desejos de vida. Eu claro fiquei com a mão coçando por não tem um giz pra escrever, mas como eu disse, foi totalmente aleatório o encontro dessa parede então...




Ainda na rua do Borough Market, encontrei na Maya House outra obra artística chamada Blue Men. Bem interessante e aleatório.


Depois eu fui pro Underground decidir meu próximo destino. Detalhe importante. Como parte da comemoração dos 150 de Underground em Londres, fizeram uma campanha com o tema Labirintos. Eu adoro labirintos. E o que eu podia interagir foi na parte que espalharam 270 posters de labirintos pelas estações de metrô, e bem, era sempre interessante estar passando e ver um ou outro. Eu consegui notar a assustadora quantidade de QUATRO posters. Mas é justamente porque existem mil entradas e mil saídas pra cada estação, então a probabilidade de pegar a saída "certa" era pequena. Veja a ironia/metáfora dos metrôs. Eu catei um dos que eu vi e achei mais interessantes.


Imagens retiradas desse site

Então, meu próximo destino era um grande museu que já estava pesando na minha lista fazia um tempo: o British Museum. Tem quatro estações rodeando o metrô, veja aqui qual delas é melhor para vocês. Eu não tinha uma tarde inteira, ou dois dias, ou um vida pra passar lá dentro daquele infinito museu. Como eu sempre me interesso pela seção egípcia, fui direto nela.

No caminho para a seção egípcia, tinham outras sessões muito legais, como a sessão de relógios e a sessão dinheiro.

Apenas uns relógios fantásticos

Para os whovians (fãs de Doctor Who), lá tem uma nota criada por designs, semelhante à uma nota de 10 pounds mas que no fim das contas é totalmente diferente. Ela tem várias referências ao David Tennant que era o Doctor da época.


Também tem lá uma moeda comemorativa de Harry Potter mas que era gastável. Ou seja, valia como dinheiro de verdade. Mas quem iria conseguir gastar uma moeda dessa? Quem? Quem?

Porque caixão é para os fracos 
Só isso que vocês estão perdendo. Só isso.
Eu comprei uma porção de cartões postais fantásticos pra mandar pros meus amigos aqui. Acho uma boa ideia pra quem curte.









A grande burrada da minha vida foi não ter encontrado a Rosetta Stone. Ela foi importantíssima para desvendar hieróglifos egípcios, e ela fica lá nesse museu, e é uma de suas principais atrações, então provavelmente estava bem no meio lá das sessões e eu não consegui encontrar. Esse é o único mal de fazer passeios espontâneos. :S Fica pra próxima.

Saindo do museu, me deparo com isso...

Um agrupamento anormal de pessoas vestidas de Papai Noel
Ainda não faço ideia do que era aquilo, mas deu vontade de estar junto. hahahaha Eu tinha pego informações, porque nesse momento eu já estava morrendo de fome, e decidi almoçar Fish and Chips. Ali perto tinha um muito bom que o segurança do museu me indicou, "The Rock & Sole Plaice" - caso você esteja se perguntando, é assim que se escreve mesmo. Haviam dois preços, um pra comer sentado e outro pra levar (mais barato). Como eu fui muito esperto, eu pedi pra levar. Com um refrigerante. Aí vai um fato interessante sobre Londres: não existem bancos para sentar. Dezembro, como vocês podem imaginar, estava um frio impossível. Daí eu com um refrigerante gelado na mão, uma caixa de fish and chips na outra, e sem canto pra sentar.


Eu rodei bastante até encontrar algo que servia como banco, e só porque vi outras pessoas sentadas. Era uma estátua de bailarina que estava sobre um troço redondo de pedra. Enquanto eu tentava comer, os turistas passavam e viam a bailarina e logo queriam tirar uma foto. E eu tava atrapalhando a foto. :) Comi o mais rápido que podia. Mas estava bem gostoso, só esfriou bem rápido e a porção dava facilmente pra duas pessoas. Outro fato interessante sobre Londres: achar um banco pra sentar é mais fácil que achar um lixeiro.


Eu decidi, depois, chegar dali em alguma parte da margem do Tâmisa. Daí eu fui andando e procurando um lixeiro, só que quando eu finalmente achei um lixeiro e olhei pra direita, encontrei o Covent Garden. E foi mais ou menos isso que eu vi...

Exatamente. Uma rena enorme de grama???
Eu tenho quase certeza que essa foi a primeira vez que eu fui no Covent Garden. Como se já não tivesse massa o suficiente aí, eu vi que tinham renas. Só que vivas. De verdade. Eu pelo menos nunca tinha visto.

Revezamento de Renas acordadas.
Diz "x" Rena
Aí no Covent Garden fica uma das melhores lojas de "turistas". Na verdade, é a loja do London Transport Museum. Só que, eu adoro o Underground, e tem muita mas muita coisa interessante. Como eu ia encontrar meus pais pra viajar, eu saí decorando tudo que eu queria comprar e me prometi que quando eles tivessem em Londres eu iria lá pra comprar (e não consegui! Mas fui uma terceira vez à Londres). 

Talentos britânicos.

Só sei que é uma marca famosa. Só.
Já estava começando a escurecer e ficar mais frio. Decidi ir no Natural History Museum pela 34ª vez. Eu adoro aquele museu, e ouvi falar que estava com uma pista de gelo por lá, então fui dar uma conferida. Alguns bons minutos de um tube bem congestionado, porque já estava no horário de pico, 

Cai cai..... balão!

Anoiteceu e eu já tava com fome de novo. Encontrei com Eli, minha londrina predileta, e ela me levou pra comer no Wafflemeister que tinha bem pertinho do Natural History Museum. Como vocês devem imaginar pelo nome, a especialidade são Waffles. Eu comi essa beleza que tinha mini-oreos...

Saudades Oreo
E se você pensa que o dia acabou, eu não fui pra casa depois disso não, embora eu estivesse de fato morto. Porque com exceção do show, todo o resto eu fiz num dia só, e vocês viram como eu já tinha andado. Só que como eu tinha plena noção de que cada segundo era indispensável, parti pro Winter Wonderland. É um parque que se instala no Hyde Park durante o inverno, esse ano irá de 21 de Novembro até 4 de Janeiro de 2015. A entrada é de graça, e apesar das filas serem grandes, elas andam bem rápido. (Mais informações aqui) O maior problema é esperar em pé no frio, e meio que na lama hahaha Mas é bom pra dar umas voltinhas lá dentro, pra comer algo interessante. Tem de tudo. Eu não pude demorar muito, porque eu ia viajar de madrugada pra Portugal, viagem que eu nem relatei aqui ainda e já vai completar um ano. Mas antes tarde do que nunca.

8 comentários:

  1. Heey moço!

    Já conhecia seu blog antes, aliás acompanhava teu blog, principalmente porque quando tu estava na terra da tia Beth eu estava no Brasil sonhando com quando seria minha vez HEHE
    Entre todos os percursos da vida, acabei vindo pra Itália pelo CSF, já estou há 4 meses aqui, estudo fisioterapia.
    Maaas, Londres é aquele quentinho no coração sabe? Mesmo sem conhecer é difícil explicar, tenho quase certeza que a culpa é da J.K... E então eu já estou de passagem comprada para passar o Natal em Londres!! Sim, vou ir logo no inverno congelante, mas já que não posso voltar para o Brasil, nada melhor do que a Inglaterra! E lembrei que tu tinha feito um post sobre esse assunto e vim correndo ler... enfim queria compartilhar o momento com alguém que por algum motivo acho que entenderia HEHE

    Enfim, não sei se tu olha o blog ainda, mas igual, parabéns pelo blog, me inspirou para fazer o mesmo!

    http://enquantoissonaitalia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malú!

      Caramba, entendo sim, e bastante! Um dia estive nesses meses calçados pensando como ia ser passar Natal em Londres e tudo mais. Acredito que a recompensa maior é ver virar realidade, é ver de certa forma que o esforço que colocamos pra tornar aquele pensamento algo concreto, valeu a pena. Fico ainda mais feliz que pude de certa forma te ajudar com isso. Eu já tinha visto esse teu comentário a um certo tempo, porque apesar de não estar postando sempre, eu continuo acompanhando o blog sempre com aquele remorso de não estar postando tanto quanto antigamente (embora nem tenha muito o que postar também). Ah, e vi seu blog também. Muito legal. Continue postando. Agora, espero que tenha tido um ótimo natal também. Abraço.

      Excluir
  2. Oi Reiron! Seu blog é sensacional. Parabéns!! Tem me ajudado muito com curiosidades, atrações e informações em geral. Pretendo ir pra Londres no final de 2015. E seu blog já está aqui na minha aba dos favoritos! Estou gastanto um tempão lendo ele! Valeuzão!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Marcos. Muito obrigado. Que bom que te ajudei de alguma maneira. Vai ser uma excelente viagem. Planeje direitinho que dá tudo certo. Abraço.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o blog. Muito informação, muitos detalhes. Nunca havia entendido ou parado para me perguntar sobre os quadros do labirinto, mas sempre observava constantemente no metro. Aproveito para divulgar o meu blog sobre viagens por aqui. Também apresento vários lugares legais para se visitar: www.sigaasplacas.com

    ResponderExcluir