quinta-feira, 16 de maio de 2013

34 coisas que você precisa saber sobre a Inglaterra

Obs.: Essas são as minhas impressões. Um brasileiro que veio passar um ano de intercâmbio, estudando numa universidade da Inglaterra. São opiniões, e não verdades absolutas.

1- Bebem água da torneira

Está com sede? É só pegar um copo e beber água diretamente da torneira. Nos foi dito que a água é tratada para o consumo geral. No entanto, supermercados vendem ela engarrafada. Perdi as contas de quantas vezes pedi uma água e me vieram com um copo de água da torneira. No fim das contas você acostuma, porque é de graça, e praticamente todo estabelecimento tem que te dar 'tap water' sem nem questionar. 

2 - São chaminés ambulantes

Eu achava que de onde eu vinha havia muita gente que fumava, pura ilusão. O pessoal aqui fuma muito, tanto que todo lugar tem meio que um lugar aberto que funciona de fumódromo - amém - e é bem raro você não ver pelo menos umas mil pessoas fumando quando você sai de casa. Eu digo que o vício é forte, quando eu chego na faculdade, está chovendo e tem 3 pessoas fumando do lado de fora. Se você é fumante e quer parar de fumar, com certeza aqui não é o lugar pra manter a abstinência. Inclusive eu já vi gente pedindo cigarro na rua a outro desconhecido. Eu achando que era mendigo, mas não, era uma pessoa viciada que viu o outro fumando e ficou com vontade.

3 - O Inferno da Tooth Fairy


Sabe aquela história que todo mito é criado com um propósito? Bem, a Tooth Fairy acho que foi com o bem claro de cuidar da dentição AQUI. Sabe aquele seu amiguinho com bafo? Abrace ele com muito carinho, porque você não sabe o significado de bafo ainda. Minha vontade era fazer um amigo do bafo-de-onça e distribuir pasta de dente e escova pra galera, porque nunca vi. Quase podemos dizer que dentes aqui são sinônimos de amarelos - na melhor das hipóteses - ou caiu, ou é preto, ou é algo estranho. Não vou generalizar e dizer que todos são assim, mas já vi muitos deles nesse estilo, e não é gente de classe média ou inferior. Tem professor assim, então boa sorte. Cuidado na hora das dúvidas. UHSAUHS

4 - Jogam papel dentro da privada

No Brasil passamos anos ouvindo para não jogar papel dentro da privada senão vai entupir. Ao chegar aqui, você nota que simplesmente não tem lixo ao lado do sanitário, e é pra você jogar o papel dentro do vaso e dar descarga. Não sei se eles acham mais prático, mas funciona bem, você não tem que tirar o lixinho do banheiro e nada entope. 

5 - Tem interruptores nas tomadas


Parece pegadinha. Pra quem não conhece, já olha pra tomada com formato estranho, e ignora os interruptores numa primeira vista. Depois você nota que a coisa não ligou e começa a duvidar de tudo, acha que queimou, que está com mal contato, que a tomada não funciona. Anos depois você nota que tem uma peste de um interruptor, e depois admite que é muito mais inteligente desligar um interruptor, do que tirar a tomada toda vez que não precisar mais usar

6 - Usam coleirinhas nas crianças


Tudo bem que as crianças hoje em dia nascem cada vez mais encapetadas, mas colocar coleiras nas crianças eu acho um pouco demais. No começo você se choca, depois começar a achar engraçado ver as crianças tentando escapar ou os pais não dando a mínima enquanto a criança faz a maior força do mundo pra se afastar. Eu sempre fico imaginando que o pai vai dizer: "Julhinho, vem cá! Junto." Vai de pensamento em pensamento o que é certo ou não.

Pelo menos a galera está ficando esperta e diferencia as coleiras de modo a deixá-las mais ''''''atrativas'''''' para as crianças, porque depois de um tempo a criança fica esperta e não vai querer entrar na coleirinha. Então agora eles põe os personagens da Disney pra ajudar no caso.

7 - O sentido do tráfego de carros é ao contrário

Essa é clássica mas tem gente que não lembra. O motorista dirige do lado direito, e consequentemente quando você está na rua, o carro que vai fica do lado esquerdo. Se ajudar, pensa que o motorista tem que ficar perto na linha amarela que divide a rua ao meio. Na dúvida, olha pros dois lados, corre e espera que nada caia em cima de você.

8 - Pagou antes, bebeu depois


Pois é, aqui quando você chega num pub e quer beber uma pint - copo de cerveja equivalente a 568 ml - você vai no caixa, recebe a bebida e paga imediatamente. Não tem nada de ir bebendo e pagar a conta só no final. Assim eles evitam pessoas bêbadas e problemáticas, além dos calotes. Isso não vale só pra bebida,  vale pra qualquer coisa que você pedir no pub.

9 - Entrega feita em carro, não em moto

É muito engraçado quando pedimos uma pizza ou chega uma carta. A gente acostumado com os motoboys que fazem o serviço mais rápido, cortam caminho na rua, nada disso existe aqui. Aliás, motos são coisas raras, você só vê as que são caras, nada de um mundaréu de motociclistas. No máximo bicicletas as quais aparecem com maior frequência.

10 - Honestidade acima de tudo

Dois amigos próximos, um perdeu a carteira com cartão do VTM e todos os documentos, e outro esqueceu  um galaxy SIII dentro do banheiro. No primeiro caso, foram deixar a carteira na recepção do alojamento da pessoa, e no segundo caso, o celular foi parar no achados e perdidos. Essa é uma das grandes vantagens da Inglaterra, há muitas pessoas dispostas a ajudar. No entanto...

11 - Aqui também tem crime

Temos essa ilusão que em país de primeiro mundo não tem crime. A diferença é que os crimes não são os mesmos, nem nas mesmas quantidades. Você talvez não seja abordado por um assaltante com uma arma, mas pode ter sua casa invadida, ou um cadeado de bicicleta arrombado, por exemplo. Exatamente dois casos que aconteceram aqui na cidade onde moro. Se você for curioso pode entrar no site da polícia e digitar seu código postal. Lá você poderá ver todos os crimes que aconteceram na sua região, quais foram e em que estágio está a investigação. O interessante é que a GRANDE maioria dos crimes são de anti-social behaviour que incluem cruelty, violence, theft, vandalism, noncompliance, lying, manipulation and others activiteis such as drug and alcohol abuse. (Retirado da Wikipédia)

12 - Aqui também tem pedinte

Felizmente agora que o frio passou, quase não se vê pedintes, mas durante o frio, fui abordado algumas vezes até pensando que viriam pedir informação ou algo do tipo, porque não aparentavam ser mendigos. Só tem um lugar que sempre que passo tem alguém, não necessariamente o mesmo. Outro dia era um rapaz, até simpático. 

13 - Excelente relação com o consumidor

É impressionante como o consumidor aqui tem direitos. Você consegue trocar qualquer coisa facilmente. Exemplos. Uma menina comprou um par de sapatos, e não gostou. Foi na loja tentar trocar em outro e acabou recebendo o dinheiro de volta. Já teve gente também que foi comprar algo, mas só tinha um e estava com defeito. Acabou recebendo 50% de desconto na peça. 

14 - Escurece muito tarde

Eu não sei quando esse tempo vai parar. Mentira eu sei. No solstício de verão no dia 21 de Junho, mas até lá os dias se prologarão cada vez mais. Para vocês terem uma ideia, o Sol nasce as 5 da manhã e se põe as 9!!! 9 da noite? 9 P.M. Porque esse negócio de 'da noite' já parou de fazer sentido pra mim e eu entendi perfeitamente porque não é usado em outros lugares que não o Brasil. A variação de horas com sol muda muito dependendo da estação.

15 - Posição do Sol

Engraçado pensar nisso, mas isso também é diferente. O sol não fica acima de nós, como geralmente é o nosso normal. Ele fica de lado e caminha 'junto' conosco. Um site bem interessante chamado SunCalc mostra em todos os lugares do mundo o quantas horas de sol, quando nasce, se põe e inclusive a posição. Vale a pena olhar no Brasil e aqui no UK só pra sentir a diferença.

16 - Um Penny de troco é troco!

Sabe quando você vai na padaria e recebe troco de balinha e quer fazer a criatura engolir as balinhas com o papel? Bem, esses ataques de fúria são aqui evitados. Algo custa XX,99? Nada de arrendondar. Você receberá seu lindo penny de volta. Ninguém vai reclamar se você chegar com milhares de pences, principalmente as máquinas. Entretanto é fácil achar moedas de pequeno valor no chão.

17 - Moedas legais e confusas

Moedas aqui são um prazer de ter, pelo menos pra mim, e eu explico porque. Pra começar, as moedas do Brasil são chatas porque sempre tem a mesma marca, embora seja mais fácil porque a maior vale mais, e a menor vale menos, além de todas terem forma arredondada, mesmo a de 25. Já as moedas daqui são um cabaré. 2 pences é maior que 1, 5, 10, 20. 50 é um heptágono. Tipo, até você se acostumar, demora um tempo. Até hoje fica difícil distinguir rapidamente. Voltando as estampas, essa é a parte legal. As moedas de maior valor tem uma grande quantidade de estampas diferentes. A mais interessante que fazem as moedas interagirem é essa da foto ao lado. 6 moedas formam um escudo, e uma 7º tem o desenho inteiro. Isso é muito legal :) Qualquer dia mostro minha coleção de moedas.

18 - Um pound vale muito

Ao contrário do Brasil, onde 1 real não faz muita coisa a não ser comprar algumas balinhas, 1 pound é uma pequena fortuna. A exemplo disso, existe uma franquia de lojas chamada Poundland, a minha favorita e acredito que também de boa parte dos ingleses, onde todos os produtos - com pouquíssimas exceções - custam 1 pound. Lá você encontra basicamente de tudo, inclusive muitas coisas que você compra no supermercado mais caro, só que lá estão em promoção, principalmente chocolates e algumas marcas de comida. É um supermercado limitado, mais que te faz economizar agradavelmente.

19 - Desculpas até demais

Ingleses são um poço de educação, menos na noite, como já falei aqui. A questão é que as vezes isso é um exagero. Se você esbarrar em alguém na rua, é capaz que ela diga 'sorry' antes de você, ou até um 'cheers'. Enfim eles se desculpam também mesmo que a culpa não tenha sido deles.

20 - Vai pedir informação? Seja educado(a).

A não ser que queira levar uma patada de leve, sempre aborde as pessoas com um 'excuse me' ou com um comprimento. 

21 - Humor e clima caminham juntos

Choveu, nevou? A cidade se transforma num deserto. Saíu um solzinho, todos os ingleses saem das tocas e vão pra um parque, vão passear com a reca de filhos. O humor deles também muda totalmente na abordagem. Durante o frio, todo mundo calado. No calor, mais falação.

22 - Guarda-chuva pra quê?

Se você me perguntar se chove muito aqui, eu responderia que sim. No entanto, tem umas chuvinhas ralas que são quase um orvalho. Ao contrário do Brasil, onde caiu um pingo, cada uma saca seu guarda-chuva, aqui tem que chover um dilúvio pro pessoal ligar pra chuva. Talvez eles estejam só aproveitando o banho. :X




23 - Sistema de Notas nem de longe são parecidos

Retirei de um material que meu professor entregou junto com os courseworks para vocês entenderem as notas e seus significados.

Fail 0 - 19%

Complete failure, virtually no understanding of requirements of the assignment. Material may be entirely irrelevant. Answer may be extremely short, and in note form only. Answer may be fundamentally wrong, or trivial. Not a serious attempt.

Fail 20 - 29%

Clear failure to provide answer to the assignment. Little understanding and only a vague knowledge of the area. Serious and fundamental errors and lack of understanding. Virtually no evidence of relevant reading/research. Poorly structured and inadequately expressed/presented.

Fail 30 - 34%

Inadequate answer with little relevant material and poor understanding of theories, concepts, issues and methodology, as appropriate. Fundamental errors and misunderstandings will be present. Material may be largely irrelevant. Poorly structured and poorly expressed/presented.

Marginal Fail 35 - 39%

Some relevant material will be present. Understanding will be poor with little evidence of reading/research on the topic. Fundamental errors and misunderstanding likely to be present. Poor structure and poor expression/presentation. Much material may not be relevant to the assignment.

Pass 40 - 44%

Basic understanding demonstrated, with some correct description. Answer likely to be incomplete with substantial errors or misunderstandings. Little use of material and limited reading/research on the topic in evidence. May be poorly structured and poorly expressed/presented. Some material may be irrelevant to the assignment requirements.

A mark of 40% indicates that the student’s work just achieves the Intended Learning Outcomes (ILO) of the assessment task.

Pass 45 - 49%

An understanding demonstrated, but may be incomplete and with some errors. Limited use of material with limited reading/research on the topic. Likely to be poorly structured and not wellexpressed/presented. Irrelevant material likely to be present.

Good Pass 50 - 54%

Answer demonstrating a reasonable understanding of theories, concepts, issues and methodology. Answer likely to show some errors of understanding. May be significant amount of irrelevant material. May not be well-structured and expression/presentation may be unclear at times.

Good Pass 55 - 59%

Answer demonstrating a good understanding of relevant theories, concepts, issues and methodology. Some reading/research beyond that recommended may be present. Some errors may be present and inclusion of irrelevant material. May not be particularly well-structured, and/or clearly presented.

Merit 60 - 64%

A good understanding, with few errors. Some irrelevant material may be present. Well organised and clearly written/presented. Some reading/research beyond recommended in evidence.

Merit 65 - 69%

Answer demonstrating a very good understanding of the requirements of the assignment. Answer will demonstrate very good understanding of theories, concepts, issues and methodology, as appropriate. Answer will be mostly accurate/appropriate, with few errors. Little, if any, irrelevant material may be present. Reading beyond the recommended minimum will be present where appropriate. Well organised and clearly written/presented.

Distinction 70 - 79%
Answer entirely relevant to the assignment set. Answer will demonstrate clear understanding of theories, concepts, issues and methodology, as appropriate. There will be evidence of wideranging reading and/or research, as appropriate, beyond the minimum recommended. Answers will be written/presented in a clear, well-structured way with clarity of expression. Evidence of independent, critical thought would normally be expected.

Distinction 80 - 89% 

In addition to the above, the answer will demonstrate an excellent level of understanding, presence of clear description, critical/analytical skills or research, as appropriate.

Distinction 90 - 100%

In addition to the above, an outstanding answer that could hardly be bettered. High degree of understanding, critical/analytic skills and original research, where specified. Outstanding in all respects.

Então, viram como aqui as coisas não são tão fáceis. Tirar qualquer nota acima de 70 não é tão fácil. Eu tirei uma só de Distinction o/ e outra foi Pass :(  O resto falta receber.

24 - Aos vencedores, aos perdedores, a todo mundo, as batatas!

Numa busca por ouro liderada por espanhóis nos Andes e o único tesouro que eles encontraram foi batata. Em 1597 começaram os plantios de batata na Inglaterra. A difusão mesmo ocorreu durante o período da Revolução Industrial, onde muitos dos camponeses foram forçados a ir morar em grandes cidades, e o alimento mais coveniente pelo valor energético, nutritivo, ser fácil de cultivar em pequenos espaços e sem grandes dificuldades de processamento. Depois que caiu no gosto popular não tem jeito, e uma das grandes provas disso é por exemplo o "fish and chips" um dos famosos pratos londrinos. Eu sempre que vou ao supermercado compro Walkers, chips muito boa que vai literalmente com tudo em qualquer refeição. Os ingleses compram muito, e é praticamente impossível não ver pelo menos um deles pescando um desses irresistíveis saquinho e pondo no carrinho.

25 -  Juventude 

Os ingleses adultos são todos daquele modelo que imaginamos, mas os jovens são um pouco rebeldes, eu diria. Pra começar, quando vão pra faculdade saem de casa, e isso é extremamente comum. Os homens após um pouco de álcool ficam suscetíveis a agressão, tanto que no começo me assustei um pouco com o tanto de briga que acontecia nas boates. A meninas são um pouco mais abusadas, tanto no sentido de caráter quanto nas roupas que vestem e na maquiagem que usam. Vale lembrar lembra que pra tudo existe exceção..

26 - Cadê as crianças?

Pra ver criança aqui nas ruas, primeiro tem que ser horário de entrada ou saída da escola. Fora isso, raramente você encontrará um pitoco na rua, muito menos desacompanhado. Claro que as crianças não vivem encarceiradas, basta fazer um solzinho que os pais saem pra levar os filhos nos parques e tal. Mas é estranho não ver criança, embora tem aquela história da população européia estar envelhecendo também.

27 - Pontualidade? Só nos relógios

Vim para cá com a ilusão que se uma inglês marcasse com você às 14:00 ele chegaria no momento exato, talvez até no segundo exato. Que nada dessa história, tudo papo furado. Isso não é seguido a risca nem de perto como a gente imagina. Relaxe, seu cochilinho que te faz atrasar não vai te prejudicar tanto mais quanto  já te prejudica. A questão da pontualidade afeta principalmente nos meios de transporte que aí sim não perdooam mesmo. Disse que saia as 13:14, vai sair nesse horário mesmo.

28 - Uma nação feita de imigrantes

Alguns de nós talvez já tenha até escutado que tem muito imigrante, mas a questão é que não fazemos ideia do quanto. A tirar da cidade onde moro, eu poderia afirmar que os imigrantes constituem entre 30 - 50% da população, o que é assustador. Taxista aqui é tudo árabe, não tem um inglês pra contar história. Em todo local quase metade dos empregados contratados são imigrantes, uma situação complicada pra quem é daqui. Imagino que eles devam se sentir invadidos. No meu curso de mestrado mesmo, não tem um ingês sequer. A maioria dos imigrantes porque onde moro são nigerianos, indianos e chineses.  Apesar de tudo, não vejo tanta xenofobia aplicada, eles meio que acostumaram com esse fluxo enorme, mas claro que eles tem despeito, nem que seja um pouquinho só.

29 - A expressão "Comemorar Primavera" deve ter vindo daqui

Vi algum dos meus amigos usando essa expressão numa situação de aniversário e parei pra pensar no sentido. No lugar onde as estações do ano são mais que bem definidas, a mudança drástica do inverno pra primavera realmente é digna de comemoração. Acho que pode ser daí que tenha surgido essa expressão muito usada no Brasil.


30 - Horário em AM/PM

Sabe aquilo de 8 da manhã, 6 da noite? Esqueça. Justamente pelo fato de as vezes ter sol até as 10 P.M., não faz sentido dizer 10 da noite se ainda está 'dia'. Confuso, eu sei. Mas acredite, vire adepto do AM/PM e seja feliz.

31 - Tempo Imprevisível

Outra clássica e absolutamente verdadeira. A diferença é, se no Brasil chove de repente, ótimo, porque pelo menos chove quando está fazendo calor. Mas aqui, num frio desgraçado, se chove, é capaz de pegar a gente numa gripe ou numa hipotermia. O guia do mochileiro das galáxias devia pensar em levar a toalha, já pra se secar da chuva. Só pode.

32 - Nunca chame um professor de pro-FE-ssor

Veja que surpresa a minha de uma dia ter uma dúvida e resolver chamar o professor. Já rolou aquela dúvida do que chamar, acabei apelado pro 'comum'. Errei feeeeio. O professor (em português chamo do que quiser) me corrigiu imediatamente me dizendo que eu não deveria o chamar assim. Daí você pensa que fui desrespeitoso, muito pelo contrário. Quem é professor é FODA, significa todo de carreira. Então você pode substituir o chamado por um título, 'doctor' ou simplesmente 'lecturer' que aí sim equivaleria ao nosso 'professor'.

33 - Paradas avisam quanto tempo o ônibus vai demorar

Sabe aquela dúvida desconfortável se você perdeu ou não o ônibus que deveria estar passando? Aqui ninguém sofre desse problema, porque a parada de ônibus te avisa quais são os próximos ônibus a passarem e quanto tempo falta. Algo simples e eficaz pra quem vive de ônibus todos os dias. No Brasil já está sendo implementado em algumas cidades, espero que em breve ganhe o país inteiro.

34 - Comprar sozinho no supermercado

Lembro que a muito tempo - muito mesmo - tinha assistido na TV uma reportagem sobre supermercados que permitiam que as pessoas fizessem as próprias compras. Aquilo me deixou extremamente curioso, principalmente pelo fato de saber que dificilmente funcionaria no Brasil. O fato me marcou como algo que só países desenvolvidos conseguiriam fazer, e constatei a extrema facilidade que é, embora tire empregos por substituir os atendentes por máquinas, apenas.

                                                
Gostou da postagem? Curta o ExpressoLondres no facebook clicando acima.

20 comentários:

  1. Ótima postagem, espero pela parte II (hehe, sei que devem ter outras curiosidades que você esqueceu).

    ResponderExcluir
  2. Meio ridículo. Maioria desaas coisas é comum em toda a Europa e até mesmo no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, que o blog tá tão bom que tá causando até recalque no "Anônimo". Típico comentário medíocre e desnecessário de quem comenta anonimamente.
      Postagem ótima, adorei. :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Curiosidade. Tava olhando as moedas de £1 aqui em casa (olha o ponto a que o tédio me levou) e percebi que as vezes elas tem inscrições nas bordas. Pesquisando um pouco no google, achei que elas podem ter várias inscrições, cada uma com sua representação:

    "Plediol wyf I'm gwlad" - Leal eu sou a meu país. (País de Gales)

    "Nemo me impune lacessit" - Ninguém me fere impunemente. (Escócia)

    "Decus et tutamen" - Glória e defesa. (Irlanda do norte)

    "Domine dirge nos" - Senhor, guie-nos. (Cidade de Londres)

    "Pro tanto quid retribuamus" - Para tanto, o que devemos retribuir? (Belfast)

    "Y ddraig goch ddyry cychwyn" - O dragão vermelho liderará. (Cardiff)

    "Nisi dominus frustra" - É tudo em vão sem o Senhor. (Edimburgo)

    O design do lado "coroa" da moeda também representa uma nação ou cidade do UK. Atualmente há no mínimo 21 designs diferentes, sem contar edições de colecionador.

    Tradução livre dos mottos de http://en.wikipedia.org/wiki/One_pound_(British_coin)

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Cheguei a Londres a pouco mais de 15 dias para passar um tempo... quem sabe! E descobri este site porque estou pesquisando sobre a água. Também achei o gosto estranho e pesado. Minha Irma que mora aqui disse que varia por região e que comentaram com ela que onde estamos Westferry não é boa pra consumir porque tem muitos minerais. Ela começou a sentir algo nos rins...
    Aproveitei e fui ler todo post e gostei.
    Item 2: fumam muito mesmo... e enrolam cigarros pela rua... o item 3 ainda n observei. Item 4: também achei estranho e fiquei com receio de entupir. Mas no curso de inglês e em alguns ambientes vi lixeiras mas lotadas!!! O item 5: passei pela pegadinha. Troquei tomada, fio, e nada já tava ficando agoniada achando que tinha pifado o notebook quando minha irmã me avisou pra ligar a tomada da tomada!!!! Pra o 7 criei esta regra: olhar para os 2 lados sempre. Depois que minha irmã contou que tem vários casos de pedestres atropelados e que é comum, reparei nas fitinhas em algumas esquinas que até tem as grades de proteção!!! tem 10: ainda não testei, esqueci no bus uma echarpe ontem, tentarei recuperar...
    Item 12: vi 2 pedintes na holbor, no mesmo local, como ponto (dizem que tem mendigos profissionais?) mas estive auxiliando na distribuição de comida do “save for food” do templo Hare Krisnha e a fila para alimento era enorme mas a maioria não parecia morador de rua...
    Nossa os itens 14 e 15 são minha dificuldade, acho que ainda estou no jetleg... acordo assustada, sol a pino e ainda são 6 da manha... 6am, melhor... chego as 20h como se fosse 17h, nossa meu corpo ta bem exausto... espero que melhore com mais alguns dias... não tinha reparado que sol não fica a pino!!!

    Nossa o item 17 merece um post especifico. Ainda não aprendi. Apenas 2 e 1 pound... as menores nada... me atrapalho toda e essa informação sobre o escudo não sabia. Legal! So cool!
    Item 18... Tb concordo. Tenho procurado lanches neste valor e esta loja descobri no “shop” perto da livraria da Canadá water... tem produtos de cozinha, cadernos, comida chocolate e lá TUDO mesmo é menos de 1 pound. No Brasil você vai a 1,99 e tem coisa de 5 reais, 3 reais...
    Itens 19 e 20: nossa nunca vi um povo tão educado. Minha irmã recomendou demais pra usar: “please”, Thank you” e “sorry”, em todo lugar. Outro dia via uma mãe com filho no carrinho e ela pediu pra por favor ele levantar os braços para ela ajeitar (estávamos num ônibus) e agradeceu e depois, de novo usou por favor. E quando a criança deu o brinquedo pra guardar ela agradeceu novamente... com tanta polidez que fiquei muito admirada... vem de berço. Acho isso bom. As pessoas não são rudes. Mal educadas...
    Item 28, é isso mesmo. Tanto indiano, africano, asiático... as mulçumanas em todas repartições!!!

    Item 33: perfeito alem do tempo Maximo num ponto ser de 5 minutos!!!!!!!!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Muito proveitoso esses esclarecimentos.Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Ual..PERFEITOOOO.tudomisso ja havia visto e apreciado a diferença.Sao 3 meses aqui e tenho amado cada diferença, isso è criativo e inspirador.
    O mais engraçado è o carro no lado diferente e as boca fedendo do povo kkk..adorei.

    Parabens.. gasto meu tempo lendo seu blog.... show

    ResponderExcluir
  7. Adoro tuas postagens a de Londres é a melhor kk'. Pretendo ir em breve pra lá,e já tenho bastante dicas ;) parabés ,obrigada e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Amei a postagem, pretendo fazer intercâmbio e isso foi de grande ajuda. Espero pela parte II ansiosamente.

    ResponderExcluir
  9. 6- Isso também tem no Brasil, mas a maioria das pessoas não conhecem ou acham estranho, pois eu não acho. Tem gente que acha que a coleirinha nas crianças é compará-las com cachorro "que absurdo!" pois, pra mim: onde é que tá o absurdo nisso?! ou por caso, você não gosta do seu cachorro também? Não que eu esteja querendo comparar crianças com cachorro, mas o preconceito só está na mente de pessoas idiotas e ignorantes.

    ResponderExcluir
  10. 6- Isso também tem no Brasil, mas a maioria das pessoas não conhecem ou acham estranho, pois eu não acho. Tem gente que acha que a coleirinha nas crianças é compará-las com cachorro "que absurdo!" pois, pra mim: onde é que tá o absurdo nisso?! ou por caso, você não gosta do seu cachorro também? Não que eu esteja querendo comparar crianças com cachorro, mas o preconceito só está na mente de pessoas idiotas e ignorantes.

    ResponderExcluir
  11. O autoatendimento nos supermercados não diminui os empregos efetivamente, pois gera empregos na instalação e manutenção dos equipamentos. Ele na verdade diminui o custo de vida com um todo e os próprios londrinos achariam uma coisa idiota um supermercado não ter esse serviço. Certos empregos do Brasil é que são um mal necessário face a desonestidade do nosso povo, como frentista e vendedor de jornal.

    ResponderExcluir
  12. Alguém tem essas moedas da Iglaterra que formam o escudo britanico?? sou colecionador e procuro elas para comprar por favor me chamem no whats 011942529925

    ResponderExcluir
  13. Bem legal.
    Mas pelo que sei e vejo arabs sao minorias por UK maioria sao bengales .

    ResponderExcluir
  14. Bem legal.
    Mas pelo que sei e vejo arabs sao minorias por UK maioria sao bengales .

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, gostaria de saber mais a respeito do transporte público. Li que Londres é dividida por setores então dependendo de onde vai a passagem muda de valor, porém gostaria de saber se existe um cartão que vale para todos os transportes e setores de Londres, irei ficar 5 dias e gostaria de saber se vale a pena pagar por dia ou outra indicação.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostaria de conhecer Londres! Os hotéis são muito caros? Há outras opções que vc me recomendaria?

    ResponderExcluir