sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Visto, Railcard, NUS extra, Seguro-saúde e Registro na Polícia.

Começando hoje com informações utilitárias para os intercambistas - em atividade e os futuros - comentarei sobre cartões que tive que fazer ou procedimentos e serviços que também são obrigatórios/ úteis no UK.

Procedimentos a serem feitos ainda no Brasil

Visto: O visto acaba não sendo aquele bicho de sete-cabeças que a gente imagina. Pro meu edital foi até apertado, porque o meu visto chegou um ou dois dias antes da minha viagem, e outras pessoas tiveram que adiar suas viagens porque o bendito não tinha chegado. Então, assim que você confirmar que realmente passou, corra e marque seu visto. Até onde eu sei, só tem três cidades que se pode fazer o visto: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Uma pena pra quem é do Nordeste, mas se falava em acrescentar Recife nessa lista, então fiquem atentos. Programe seu visto e não esqueça de checar os preços de passagem antes. Os documentos devem ser checados mil vezes, porque ninguém quer esquecer de levar algo essencial e perder a viagem.

Quanto você chega no escritório - eu achava que isso era tratado com a embaixada, mas não - você que escolhe que documentos você quer por no envelope que será encaminhado para a embaixada, que fica no Rio de Janeiro, então você que tem que saber. Uma boa forma de isenção de responsabilidade deles, mas enfim. Os documentos originais que você mandar devem ser acompanhados de uma cópia, ou eles podem acabar retendo algum. Tirem cópia antes e levem junto para evitar qualquer transtorno. Você pode optar por receber os documentos em casa ou ir buscar na sede do Rio, no caso. Você paga o sedex do escritório até o Rio mais do Rio até sua casa.

Quanto a taxa de urgência não sei se funciona muito bem, mas em tese quando você paga essa taxa, seu processo sobe na pilha e meio que fura fila pra sair antes dos outros. Conheço gente que usou, embora pessoas que fizeram no mesmo dia receberam antes. SMS. Eu não paguei taxa nenhuma e fiquei recebendo no meu celular as informações - fiz no de Brasília - então não aconselho comprar. Tenha paciência, porque a  fila demora bastante. Leve um livro ou algo de passatempo.

Cartões opcionais, embora recomendados pelos descontos que proporcionam.

Railcard: Faça. Não tem o que questionar. Mas vou ser do bem e explicar o porque. Você simplesmente ganha 1/3 de desconto em toda passagem que você comprar, seja de trem, de ônibus, de carrinho de mão até. Você pode fazer de duas formas. Presencialmente: Você precisa do seu passaporte, de 2 fotos estilo passaporte (se as fotos que você usou pro seu visto ficaram boas, lembre de trazer pro UK, porque elas serão úteis, mas se ficaram ruins que nem as minhas, tire outras) e 28 pounds. Não ache caro, porque você tira esse valor rapidinho. Pela Internet: Precisa das mesmas coisas que presencialmente, com duas diferenças. Você pode escolher uma foto do seu computador e outra, se você tiver o NUS, o cartão que citarei em seguida, você também ganha desconto. Cá pra nós, você não precisa ter ele. Basta usar o código promocional NUS11 que você vai ganhar o desconto e o cartão sairá por 25 pounds, se eu não me engano. Vale mais a pena.

Link para fazer pela internet: http://www.16-25railcard.co.uk/?source=portal

NUS(extra): É tipo uma carteira de estudante, com muito mais benefícios que a do Brasil. Você tem os usuais descontos pra estudante e outros associados a empresas. Fazendo o NUS extra, você tem esses descontos estendidos para Europa, então se você planeja viajar, vale bastante a pena. Vou dar exemplo do uso que faço dele todos os dias. Se você vai ao Mc Donald's e compra uma 'meal' qualquer, você ganha algo a escolher entre: hamburguer, cheeseburguer, Mc Flurry, Refri e outras opções que não lembro. Sempre fico entre o Cheeseburguer e o Mc Flurry. Você ainda tem desconto na Timberland, Amazon, 

Link para fazer pela internet: http://www.nus.org.uk/en/nus-extra/

Serviços obrigatórios que devem ser feitos assim que se chega ao UK

Seguro-saúde: Bem, esse é um serviço obrigatório que todo intercambista tem que fazer. Então aqui vão algumas dicas que vou passar pra quem ainda vai passar por isso. Pra começar, antes de sair do Brasil, fiz seguro de um mês, pra não me preocupar tanto com as coisas e pra não dar problema na imigração, caso eu fosse o escolhido pra passar pelo pente-fino. Eu havia optado por fazer o seguro aqui, porque todo mundo falava que era mais barato, afinal todo mundo é pobre e quer economizar. Achamos um seguro de uma preço bem razoável, 115,89 pounds, para um seguro de um ano que cobre viagens dentro da europa de até 21 dias. Ótimo, perfeito. Só que tínhamos que possuir um cartão do UK pra poder fazer esse seguro. Fomos ao banco e fizemos uma conta no Barclays, específica para estudantes, que não cobra taxa nenhuma. Depois de 3 ou 4 dias, recebi senha e em seguida o cartão. E na surpresa master, uma máquina, semelhante a calculadora, para transações onlines. Fiz depósito no conta e tranquilamente fiz o seguro.

Claro que o CNPq tinha que nos enviar um email, no dia 30 de janeiro, avisando que não tínhamos enviado os documentos atestando chegada e contratação do seguro-saúde, avisando que suspenderia a bolsa enquanto não enviássemos isso. Claro que o prazo foi injusto, pra mim que cheguei no dia 17, mas enfim, mandei tudo certinho e a bolsa foi reativada. Então, sem desespero, com certa calma e planejamento, consegue-se chegar com calma nisso.

Registro na polícia: Quando você recebe seu visto, nele tem dizendo que você deve se registrar na polícia em até 7 dias após sua chegada no UK. Aqui em Coventry, o posto de polícia não estava fazendo o registro, porque ele se faz num escritório (?) internacional. A cidade mais próxima que se faz é Birmingham. Você vai lá, pega um formulário, preenche com seus dados direitinho, com letra DE CAIXA. Não façam que nem eu que começou fazendo com letra normal, depois teve que refazer. Você paga 34 pounds. Tem que levar trocado, caso queira pagar em dinheiro, mas eles também aceitam cartão. Não adianta levar nota de 50 pounds que eles não vão aceitar. Leva passaporte e também duas fotos estilo passaporte. (Reaproveite as fotos que usou pro visto). Você recebe na hora e guarda em casa. Não precisa andar com ele.

Update 07/05/13

NHS: O National Health Service, muito conhecido, é o sistema de saúde do Reino Unido. Eu fiz o meu cadastro na 'enfermaria' da universidade, um setor de emergência médicas, e lá estava disponível um formulário para cadastramento. Não sei como são em todas as cidades, mas acredito que o vínculo sempre será pela universidade, afinal é meio que por causa dela que você tem direito ao NHS. Então, o cadastro é bem simples, sem grandes segredos, e uma semana depois ele deve chegar em sua casa. Um 'cartão' de papel plastificado, com um código de barras que você deve apresentar quando você tiver a intenção de utilizar algum serviço médico. Palavras de quem já usou o NHS:

"Ele é bom, quebra um galho, mas não pense que terá regalias só porque está em um país de primeiro mundo. Aqui você é primeiro consultado por um GP, médicos de abrangência geral, e caso necessite de um médico especialista, como um ortopedista ou um dermatologista, precisará fazer uma requisição. Eu diria que todos os médicos com quais me consultei foram muito, atenciosos, capacitados e gentis."

Vale lembrar que o sistema é altamente capacitado e elogiado no mundo todo, servindo de base para muitos outros países.

Update 08/07/14

Seguro-saúde: Várias pessoas tem me perguntado a respeito do seguro-saúde, qual o plano específico e outros detalhes. O plano foi esse (https://travel1.endsleigh.co.uk/internationalstudent.aspx) porém não tenho como dar detalhes se é um bom plano ou não, porque felizmente não precisei utilizá-lo. Vi algumas pessoas dizendo que ele são bem específicos no que cobrem ou não, mas tudo que sei é que ele provavelmente é a opção mais barata.

Gostou da postagem? Curta aqui.

Quer ver mais postagens específicas pro Ciências sem Fronteiras? Clique aqui.

12 comentários:

  1. Em relação ao visto, eu lembro que tinha como tirar visto americano em Recife, só que não sei em relação ao visto europeu. Creio que em breve vai ter como tirar no Nordeste :3

    ResponderExcluir
  2. Qual foi a empresa que vcs fizeram o seguro?? PS: O blog tá bem legal! (:

    ResponderExcluir
  3. eae cara, muito util essa postagem!
    Qual o seguro que você fez com a endsleigh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. International Student Long Stay Travel Insurance, Danilo.

      Excluir
    2. Vish, nao tem no site deles :(
      Mas beleza, brigadao, vou continuar procurando.

      Obigad pela preocupação e parabens pelo blog! ta show de bola

      Excluir
  4. Pode fazer o NUS e o Railcard ainda aqui no Brasil, Reiron? Muuito bom seu blog! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, prestei atenção no 'muuito' USUAH! Olha, acho que até dá, mas não tem necessidade. Se você fizer o NUS no Brasil, talvez perca o 'lugar' de onde você é estudante. Ter nessa carteira que você estuda no Reino Unido trás muito mais passe livre e desconto. O Railcard eu fiz pela internet, mas precisava dizer coisa de universidade entre outros. Eu não tenho certeza, mas você pode dar um checada. Mas fica tranquila, que isso dá pra fazer assim que chegar :) Abraço.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eei, Reiron, tudo bom??

    Você pode me tirar uma dúvida, por favor? Eu vou pra Londres pelo CsF também e queria saber sobre esse negócio de abrir conta no banco...

    Quais documentos você precisou para abrir a conta? E como você comprovou renda?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Hey Luciana. Olha, como é conta de estudante, se eu não me engano, só precisava do comprovante de matrícula e de um endereço. Estudante é tratado do mesmo jeito em todo canto. Não se preocupa. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. OW Reiron, ta bom? To pensando em fazer igual a voceem relação ao seguro. Um de um mes aqui e depois fazer um no UK pelo resto do ano. O seguro da Endsleigh cobre muita coisa? Voce ja precisou usar e foi bem atendido? Agradeço a atenção.

    PS: O blog eh massa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...