terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Patinação Defensiva

Domingo foi dia de patinação. Depois de uma leve pesquisa sobre valores de patinação no gelo e dias da semana, o horário mais conveniente foi o domingo de manhã. Das 11 até as 4 da tarde, custa 9.50 pounds. No entanto, por 13 pounds, teríamos uma 'refeição', mesmo não sabendo o que seria ela, no caso o lanche, optamos pela promoção dos 13 pounds. 

O que eu sabia de patinação no gelo? Bem, em João Pessoa, onde eu morava, anualmente o Manaíra Shopping costumava promover pistas de patinação, geralmente em Janeiro, e isso era toda a experiência que eu tinha, umas 3 ou 4 vezes que eu havia ido. Ou seja, tenho experiência suficiente para não cair, as vezes eu desequilibrava mas enfim. Diante da minha faculdade, onde os ingleses são escassos, e os nigerianos estão em peso, me surpreendi ao chegar na pista. Havia simplesmente uma horda de ingleses. A primeira grande aglomeração que eu tinha visto desde de que eu cheguei em Coventry. Eu realmente não havia parado pra pensar no que significava patinação no gelo num país de que fato neva.

Eu entendi que tem um significado bem legal, mais ou menos como bicicleta. Calma, pensa assim. Quem te ensinou a andar de bicicleta? Geralmente você consegue lembrar de pelo menos uma pessoa que foi fundamental, ou de algo engraçado, porque isso fica como um marco. É a segunda coisa mais importante depois de aprender a andar, só que você não lembra de quando aprendeu a andar, e guarda a de bicicleta. Acho que funciona mais ou menos assim. (Desculpa aos que tem trauma ou que não sabem andar de bicicleta.) Então, tinha muita criança aprendendo a patinar, criança pequena mesmo. Como eles aprendem a patinar é que é interessante.


Esse nosso amigo, o número 18, é um pinguim que ajuda as crianças aprenderem a patinar. Elas o usam para ter mais estabilidade e cair menos. Eu mesmo fiz um teste drive, como vocês podem ver, e de fato aprovei, embora ao ganhar muita segurança com ele, quase me estabaquei no chão. Eu lembro claramente de uma menininha que patinava ao meu lado, com a ajuda do pinguim, quando de repente ela o soltou e abriu os braços. A mãe dela prontamente ao seu lado ficou bastante orgulhosa da filha e a elogiou bastante. Um cena que dificilmente sairá da minha memória. E isso não eram casos isolados, haviam vários pais e filhos patinando juntos. Aquelas crianças que não conseguiam patinar sozinhas eram muitas vezes auxiliadas pelos pais.


Diante desse cenário acima, embora a pista ainda não estivesse tão cheia, você pode imaginar que não era tão fácil não esbarrar nas pessoas, ou elas esbarrarem em você. As crianças eram perfeitas patinando... longe de você, porque, like a ninja, elas apareceriam no seu caminho. Pelas regras da patinação defensiva: 1- Farás de tudo, até cair, para evitar dar uma rasteira/atropelar uma criança em seu caminho. Sabe aquele pinguim simpático na foto lá de cima? Ele é o culpado disso tudo, porque ele dá liberdade pra pirralhada, então de repente elas estão de jogando no seu caminho. Logo no comecinho isso aconteceu comigo. Lá ia eu, aparece o pinguim + uma criança aleatória, então eu dei um mortal e desviei da criança. Okay, tira a parte do mortal e acrescenta uma quase queda. :( Apoiei a mão no chão mas não caí. AHÁ.

Isso se repetiu com outras pessoas. Minha amiga inclusive foi atropelada. Não por um pinguim, mas por adolescentes que apostavam corridas. Muitas crianças me humilhavam, porque elas simplesmente nasceram no gelo. Acho que as mães delas deixaram uma pinguim criar elas por um ano, só depois elas voltam pra vida normal e patinação elegantemente. Haviam também uma galera profissional treinando piruetas e segurando perna e patinando só com um pé. Eu, particularmente, acho fantástico patinar de costas. Eu ainda não consegui entender muito bem como faz, mas criei coragem, fui na mulher que estava treinando e tinha cara de simpática - e de fato era - e expliquei que estava aprendendo a patinar e gostaria de saber como faz pra patinar de costas.

Ela podia ter me esculachado, dito que eu fosse aprender a patinar primeiro sem cair, mas foi muito simpática, disse "É difícil." mas me explicou. Falou que ela ficava treinando segurando nas barras e assim o fiz. No fim do horário, eu consegui patinar uns 5 metros de costas na velocidade de uma tartaruga, mas consegui. USHAUSH O problema é que quando a moça faz, parece que tem um motor automático nos patins dela de tão natural que é, e quando você vai fazer, parece a coisa mais impossível do mundo. Tinha um tiozão lá, humilhando na patinação, então pela engenharia reversa, fiquei vendo como ele fazia e fui tentando e mais ou menos assim, fui aprendendo. Com mais 5 anos de prática, vou conseguir patinar naturalmente '-'

Outra coisa engraçada é o sentido da patinação. Eles patinam do mesmo jeito que dirigem os carros, no sentido anti-horário. Pra gente é estranho, geralmente me lembro do sentido das pistas de patinação no shopping serem o contrário, mas enfim, não faz tanta diferença, só valeu lembrar.

Gostou da postagem? Compartilhe através das redes sociais disponíveis nos botões logo aqui abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário