segunda-feira, 7 de maio de 2012

Introdução Histórica

A História de Londres

Em 55 a.C., o exército romano de Júlio César invadiu a Inglaterra, desembarcou em Kent e marchou para noroeste até alcançar o rio Tâmisa.  Os romanos construíram uma ponte sobre o rio e ergueram sua sede administrativa na margem norte, chamando-a de Londinium, uma versão do seu velho nome celta.

Londres como capital

Londres logo se tornou a maior cidade da Inglaterra e na época da invasão normanda de 1066 foi escolhida para capital. A povoação se estendeu além da cidade murada, que foi completamente destruí­da pelo Grande Incêndio de 1666. A reconstrução após o incêndio deu origem à área que hoje é conhecida como a City. No século XVIII, Londres abarcou povoados à sua volta, incluindo a cidade real de Westminster, por muito tempo o centro religioso e político de Londres. O grande crescimento do comércio e da indústria durante os séculos XVIII e XIX fizeram de Londres a maior e a mais rica cidade do mundo, criando uma classe média próspera, responsável pela construção de belas residências que ainda adornam muitas partes da cidade. A perspectiva de riqueza também atraiu milhões de pessoas menos favorecidas do campo e de fora do pais. Amontoaram-se em moradias insalubres, muitas a leste da City, empregando-se nas Docas.

No fim do século XIX, 4,5 milhões de pessoas moravam em Londres e outros 4 milhões em áreas próximas. O bombardeio durante a segunda Guerra Mundial devastou muitas áreas centrais e exigiu uma reconstrução enorme na segunda metade do século XX, quando as docas e as industrias da era vitoriana desapareceram.


Todo o texto desta página foi extraído do livro: Guia Visual Folha de São Paulo: Londres. Editora Publifolha. Edição 2011. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário