quarta-feira, 30 de maio de 2012

St. Paul's Cathedral

O que diz o Guia Visual Folha de São Paulo - Londres :

"Depois do grande incêndio de 1666, a catedral medieval de St. Paul ficou em ruínas. As autoridades procuraram Christopher Wren para reconstruí-la, mas sua ideias não foram bem recebidas pelo conservador deão e pela assembléia religiosa. Seu projeto, de 1672, intitulado Grande Modelo foi rejeitado e em 1675 foi aceito um plano menos rebuscado. A determinação de Wren rendeu-lhe dividendos e foi confirmada pela grandiosidade da atual catedral."

A Catedral de St. Paul é grandiosa. Nunca que vou conseguir retratar nesse post tudo que há nela e nem com a grandiosidade que realmente é. Vou me esforçar. O Guia mesmo dedica 4 páginas inteiras, sendo as duas últimas uma visita guiada pela catedral. O Guia também é extremamente detalhado e eu não vou nem tentar fazer igual. Vou destacar as partes que eu achei mais interessante, e citarei outras, enfim pra ter ideia mesmo só indo lá.

The Dome

O que me chamou a atenção mesmo vou confessar foi A Galeria dos Sussurros (The Whispering Gallery). Aliás o que me chamou atenção foi o Domo inteiro.


O domo tem 111m de altura é o segundo maior, perdendo apenas para o domo de São Pedro em Roma. Dando início a exploração do Domo, vamos começar pela "The Geometric Starcase". É apenas uma escada, mas eu tenho fascinação por essas escadas geométricas que formam um caracol, pode até ser besteira, mas é um foto certa que eu tirarei. Essa escada dá acesso a The Whispering Gallery. A maravilhosa Galeria dos Sussurros. Agora posso explicar minha fascinação. Bem segundo conta no Guia, a galeria possui uma acústica fora do comum na qual um sussurro dado em uma parte da galeria pode ser ouvido no seu extremo oposto. Quem não ficou fascinado, boa sorte. Desde que soube do Capitólio de Washington eu me apaixonei por esse tipo de construção que produz essa acústica. 

(The Whispering Gallery)

Subindo agora até a "The Stone Gallery" podemos garantir uma vista de tirar o fôlego de toda Londres. Tem um detalhe aqui que me lembrou, quem leu e assistiu os vídeos do post "O mundo segundo os brasileiros - Londres" talvez lembre que no quarto vídeo a mocinha fala que é proibido construir prédios altos aos redor da cúpula da St. Paul para que ela possa ser visualizada de qualquer ponto de Londres próximo ao Rio Tâmisa. Fenomenal. Uma cidade que se preocupa até com a visualização de uma Catedral. Depois ainda perguntam porque eu amo Londres.

(Vista da "Stone Gallery")

Eu realmente não sei informar se nós turistas temos acesso ao que vem mais acima. Enfim, em seguida em a "Golden Gallery" que fica no ponto mais alto do domo. E ainda acima tem "The Ball and Lantern", e uma curiosidade é que dentro da bola que mede aproximadamente '6 feet' de diâmetro há uma sala pra 10 pessoas. É nessas horas que todas as teorias de conspiração chegam à minha cabeça. Querendo conhecer a sala "secreta" sem poder, como faz? Só nos resta deixar nossa imaginação rolar a respeito do que há e do que ocorre naquela sala.

(The Ball and Lantern)

The Crypt

Existe um piso abaixo do solo, um subterrâneo onde é chamado de Cripta. Lá descansam alguns nomes importantes que "contribuíram para a vida da nação". Eles não são lá tão conhecidos por nós, mas certamente devem ser conhecido por lá. Por exemplo, Lord Nelson. E muito outros. Veja mais informações da Cripta aqui.

Não falarei sobre os outros milhares de pontos que existe na catedral. No fim do post você pode acessar o site e ver absolutamente tudo no site oficial.

Fiquei muito triste ao descobrir que não é permitido tirar fotos nem realizar filmagens dentro da Catedral, mas mesmo assim, isso não é motivo pra desistir da visita. Clique aqui para ver algumas informações como horários e preços ao visitar a Catedral.

No próprio site eles disponibilizam um tour virtual, ao clicar, eu pensei que seria um vídeo como acontece sempre, mas não era. Simplesmente surpreendente. Se você selecionar a opção "Fullscreen" você praticamente se insere dentro da Catedral. É uma experiência de fotos 360º onde você seleciona os locais e ângulos a serem vistos. St. Paul está muito mais moderno do que empresas do nosso país. Confira aqui o tour virtual.

Maiores informações de preços e horários aqui
Estações de Metrô próximas: City Thameslink.

Nenhum comentário:

Postar um comentário