segunda-feira, 4 de março de 2013

Coventry x Coventry

Dividi em algumas seções principais e tentei explicar mais ou menos como é aqui pra quem tá vindo e falei um pouco da universidade pra ajudar os indecisos a se decidirem.

Frio
Assim que a gente chegou estava muito frio. Então era segunda pele em cima e embaixo, mais calça e camisa longa e casaco, fora os clássicos cachecol, luvas e gorro. Agora o tempo melhorou, então eu já não uso a segunda pele de cima, mas o frio nas pernas continua o mesmo, então ele fica. Tem dia que faz um calorzinho, então eu fico de casaco aberto e sem gorro, talvez sem luvas, mas nunca sem cachecol, muito frio no pescoço. Enfim, o frio é algo que você acaba se acostumando, mas se torna algo que você supera, e é apenas outra coisa diferente que acaba virando normal. 

Algumas pessoas reclamam do aquecimento em casa, que é frio, e que o aquecedor só funciona algumas horas específicas, isso acontece, mas dei sorte na minha casa porque ela é muito quente, até demais, tipo eu durmo com meu aquecedor desligado e apenas com um short. Faz muito calor dentro do quarto, e a casa é bem quente, fico como ficaria na minha casa do Brasil, inclusive sem camisa, mas isso não é muito comum na casa de todo mundo, mas enfim.

Pessoas

Em geral, todo mundo é muito educado. Quando eu digo todo mundo falo de pessoas que moram em Coventry e ao contrário do que eu pensava é uma horda de imigrantes. É tipo MUITO difícil encontrar algum canto que não tenha pelo menos um atendente imigrante. Os taxistas todos, até onde eu vi, são muçulmanos, inclusive indianos. A diversidade aqui é muito grande, de todo lugar sai imigrante.

As pessoas nas ruas são muito simpáticas e prestativas, é sorry pra aqui, sorry pra lá. Os adolescentes que não são tão sociáveis assim, na verdade é bem difícil de ver assim na rua, você vê mais universitários e tal. Enfim tudo muito de boa.

Comida

Fast food. Isso é o que alimenta muita gente por aqui, afinal restaurante mesmo é muito difícil de se achar e quando se vê, é caro. Muita comida inglesa é servida em pubs, mas não se vê pessoas parando pra ir comer lá, os fast foods que movem a galera. Eu, particularmente, estou fazendo bastante comida em casa, primeiro que é mil vezes mais barato e com isso você escolhe melhor o que comer, claro que nem sempre tem tempo pra fazer isso, mas sempre que pode, o caminho é esse.

Universidade

Esse é o ponto que mais querem saber, então vamos lá. Só tenho acesso a um prédio, que é o de engenharia, tem 3 andares que os alunos podem acessar, mais um no subsolo. É um prédio bem high tech em que as salas são dispostas geralmente em quatro mesas grandes que acomodam até uns 12 alunos, são geralmente triangulares de cantos ovalados, então se apertar cabe 4 de cada lado. Sempre tem monitores, pelo menos uns 4, e assim você pode ficar de costas pro professor e assistir a aula mesmo assim. Todas minhas aulas são em slide.

Acompanhado da aula teórica, que dura uma hora, com exceção de 1 disciplina que tem 2 horas de aula teórica, tem os laboratórios que duram 2h. (Não sei se isso se aplica a todos os cursos, ou se também se aplica a graduação) Usamos 2 laboratórios, um só de computadores e outro de material elétrico, tipo osciloscópio, fontes e com todo o escarcel de coisas eletrônicas possível. A diferença é que no Brasil, o que tem um ou dois equipamentos, aqui tem 5 por bancada e tem umas 8 bancadas, então equipamento definitivamente não é problema. 

As aulas são submetidas online, num sistema de login, e lá você tem acesso a todo material que o professor disponibiliza. Você também ganha um email constitucional que é sua fonte de comunicação com a universidade em si.

Nossa sala é compostas basicamente de brasileiros, chineses, nigerianos e indianos. Não tem um inglês pra contar história. Porque? Não sei. Existem ingleses na universidade sim, mas a grande maioria, pelo menos em engenharia é de imigrantes. No começo era bem estranho, mas acaba acostumando. Tem starbucks no prédio de engenharia, não sei se isso é relevante. O prédio tem computadores espalhados por todo canto que você pensar e você pode usar eles sem problemas. Também tem impressora/copiadora se você precisar que manda tudo direto no seu email constitucional.

Geralmente de manhã quando chego faço check-in - confirmar que comparece na universidade, questão burocrática do visto - com um cartão que recebi quando fiz o enrollment e toda porta eletrônica da universidade é aberta só com ele. Tipo até ginásio, biblioteca, roleta, tudo se abre com esse cartão. Até o The Hub, que é um espaço de socialização da universidade. Já falei dele no post Kasbah.

No momento, estou cheio de trabalhos pra fazer. Estou fazendo mestrado, expliquei melhor no post Master of Science, e temos muita coisa pra entregar. No momento são 3 trabalhos escritos e 2 práticos. Então a previsão pro easter break é de estudo, com viagens esporádicas pra dar uma relaxada.

Distâncias

Coventry é uma cidade média com uma disposição desigual mas de certa forma interessante. A maioria das coisas se concentra no meio da cidade, dentro de um 'anel', inclusive a universidade, então se você mora perto disso, mora perto de tudo interessante. Eu moro perto. Geralmente gasto 20 minutos andando ou 15 de bicicleta. Ah, faço tudo de bicicleta agora. #saudável Então contanto que você não seja um completo preguiçoso pra andar, ou mesmo que seja, você se acostuma.

O que tem pra fazer?

Pub, Boate, Cinema. Não muda muita coisa, exceto que muda tudo. O país, os costumes, as pessoas, as músicas. 

Coventry por Coventry  ~de frente com gabi (8) ~

As lojas fecham cedo, é triste isso. As vezes a cidade fica meio fantasma, mas tem muita coisa legal pra visitar e a localização dentro bem no meio da Inglaterra ajuda muito na hora que você pensa em viagem. Eu não me arrependo de ter vindo pra cá e estou gostando bastante, você pode constatar isso pelas postagens do blog aí, só dar uma lida.

Quer ver mais postagens específicas pro Ciências sem Fronteiras? Clique aqui.

Gostou da postagem? Compartilhe através das redes sociais disponíveis nos botões logo abaixo. Curta também a nossa página no facebook aqui.

8 comentários:

  1. Oi, estava procurando procurando coisas pra ver em Coventry e vi seu blog! Meu marido vai a uma conferencia la e vamos dar uma volta na cidade no sabado. Você sabe que onibus pego para ir pra Universidade de Warwick? Thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, não tenho como te ajudar nisso porque não sei :S

      Excluir
  2. Opa, Reiron beleza? gostei do blog cara, li altos posts e gostaria de saber a Coventry University geralmente demora para enviar as offers?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thiago. No nosso edital foi a última, no edital passado foi normal. Boa sorte :D Abraço.

      Excluir
  3. Olá Reiron! Gostei muito dos seus posts mas eu estava precisando de informações sobre a graduação em Eng. Elétrica, você conhece alguém? Não precisa ser especificamente Coventry, eu ainda estou pesquisando no geral. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Natália, graduação de elétrica eu não conheço ninguém não, porque como você sabe eu fiz mestrado lá. Acredito que se você procurar nos grupos do SWB no facebook, alguém lá vai poder te ajudar. :) Abraço.

      Excluir
  4. Reiron, tudo bom!? tb estou indo fazer o mestrado la...vc teve dificuldades com o aceite?

    ResponderExcluir
  5. Estou pesquisando para morar na Inglaterra, vc sabe o custo de vida aí pfv?

    ResponderExcluir